Travessia dos Olhos na Pedra da Gávea

Travessia dos Olhos na Pedra da Gávea
Antonio Paulo, na segunda enfiada da Travessia dos Olhos.

Antonio Paulo, na segunda enfiada da Travessia dos Olhos.

Vídeo que mostra a escalada da Pedra da Gávea, pela Travessia Olhos, com os montanhistas Antonio Paulo Faria, Arthur Estevez, Ana Fujita e Eliseu Frechou.
A Pedra da Gávea é o maior monolito a beira mar do planeta, formado por dois tipos de rocha distintas: a base de gnaisse e o topo de granito, que é o tipo de rocha predominante em todas as montanhas da cidade do Rio de Janeiro. Situada entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, a montanha se ergue a exatos 842 metros de altitude. Toda a área da montanha faz parte da Floresta Nacional da Tijuca, que é Parque Nacional e a terceira maior área verde urbana do Brasil , atrás apenas do Parque Estadual da Cantareira (São Paulo) e do Parque Estadual da Pedra Branca (Jacarepaguá, Rio de Janeiro).

Num domingo de outubro do ano passado, o Arthur Estevez e o Antônio Paulo Faria estavam de buenas (o AP nem tanto, por conta de uma gripe devastadora) e junto à Ana, escalamos na imponente Cabeça do Imperador. Cabeça do Imperador?

Bem, o nome Gávea foi dado por portugueses colonizadores por conta do seu formato superior que tem a forma de uma gávea, muito comum nas antigas caravelas. Mas um observador mais atento notará que esta parte superior da pedra, vista do Leblon, se assemelha a um sarcófago egípcio. E a aparência que lembra uma Esfinge, atraiu a curiosidade de historiadores e deu origem a diversas teorias, em ter elas, a mais famosa é a de que diz respeito à presença de fenícios no Brasil. E de fato, há provas de que o Brasil foi visitado por estes navegadores na Antiguidade. No mínimo, esta teoria gera um bom papo para ser desenvolvido durante a escalada.

Eliseu Frechou

Eliseu Frechou

Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.


Tags assigned to this article:
Antonio Paulo FariaGáveaRio de Janeiro

Related Articles

Expedição Lotus Flower Tower – o topo e a volta

Após o platô do Bivaque, como é conhecido este que é único platô realmente decente de toda a via, a

Escalando em Itatiaia – Couto

No segundo dia de rolê em Itatiaia o objetivo foi de escalar no Couto. Caminhada curta e escaladas em aderência,

Lotus Flower Tower 2013 – vídeo da expedição brasileira

No verão ártico de 2013 uma equipe brasileira de escaladores formada por Eliseu Frechou, Fernando Leal e Valdesir Machado partiu

1 comment

Write a comment
  1. Alexandre
    Alexandre 28 abril, 2020, 22:17

    A Cabeça do Imperador foi conquistada em 19 de dezembro de 1972 pela equipe Neblina do CEB. A via, que começa na Passagem dos Olhos, foi chamada de Paredão Escaravelho e passa no meio dos “hieróglifos” que teriam sido esculpidos pelos tais fenícios. Contribuindo para manter a memória viva, a Pedra da Gávea era chamada pelo povo indígena de Metaracanga (cabeça formosa). Diziam também ser parecida com a fisionomia de D. Pedro II. E a Passagem dos Olhos foi aberta em 1945/1946.

    Reply this comment

Write a Comment