Travessia dos Olhos na Pedra da Gávea
Vídeo que mostra a escalada da Pedra da Gávea, pela Travessia Olhos, com os montanhistas Antonio Paulo Faria, Arthur Estevez, Ana Fujita e Eliseu Frechou.
A Pedra da Gávea é o maior monolito a beira mar do planeta, formado por dois tipos de rocha distintas: a base de gnaisse e o topo de granito, que é o tipo de rocha predominante em todas as montanhas da cidade do Rio de Janeiro. Situada entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, a montanha se ergue a exatos 842 metros de altitude. Toda a área da montanha faz parte da Floresta Nacional da Tijuca, que é Parque Nacional e a terceira maior área verde urbana do Brasil , atrás apenas do Parque Estadual da Cantareira (São Paulo) e do Parque Estadual da Pedra Branca (Jacarepaguá, Rio de Janeiro).
Num domingo de outubro do ano passado, o Arthur Estevez e o Antônio Paulo Faria estavam de buenas (o AP nem tanto, por conta de uma gripe devastadora) e junto à Ana, escalamos na imponente Cabeça do Imperador. Cabeça do Imperador?
Bem, o nome Gávea foi dado por portugueses colonizadores por conta do seu formato superior que tem a forma de uma gávea, muito comum nas antigas caravelas. Mas um observador mais atento notará que esta parte superior da pedra, vista do Leblon, se assemelha a um sarcófago egípcio. E a aparência que lembra uma Esfinge, atraiu a curiosidade de historiadores e deu origem a diversas teorias, em ter elas, a mais famosa é a de que diz respeito à presença de fenícios no Brasil. E de fato, há provas de que o Brasil foi visitado por estes navegadores na Antiguidade. No mínimo, esta teoria gera um bom papo para ser desenvolvido durante a escalada.
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Expedição Lotus Flower Tower – o topo e a volta
Após o platô do Bivaque, como é conhecido este que é único platô realmente decente de toda a via, a
Escalando em Itatiaia – Couto
No segundo dia de rolê em Itatiaia o objetivo foi de escalar no Couto. Caminhada curta e escaladas em aderência,
Lotus Flower Tower 2013 – vídeo da expedição brasileira
No verão ártico de 2013 uma equipe brasileira de escaladores formada por Eliseu Frechou, Fernando Leal e Valdesir Machado partiu
A Cabeça do Imperador foi conquistada em 19 de dezembro de 1972 pela equipe Neblina do CEB. A via, que começa na Passagem dos Olhos, foi chamada de Paredão Escaravelho e passa no meio dos “hieróglifos” que teriam sido esculpidos pelos tais fenícios. Contribuindo para manter a memória viva, a Pedra da Gávea era chamada pelo povo indígena de Metaracanga (cabeça formosa). Diziam também ser parecida com a fisionomia de D. Pedro II. E a Passagem dos Olhos foi aberta em 1945/1946.