Falésia do Machadão / Rubinho
O point de bouldering conhecido hoje como Rubinho em Paraisópolis, já se chamou Falésias do Machadão quando em 2005 aconteceu nas pequenas paredes à esquerda do setor principal dos blocos, o 5° Festival de Escalada BloX.
O BloX foi um formato inovador de festival de escalada intinerante que iniciou em 2001, teve 5 edições próximas à São Bento do Sapucaí e finalizou em 2006 no Anhangava. A inovação no formato dos festivais e encontros que na época aconteciam no Brasil era que a cada ano, um novo point era inaugurado (dois setores nos Blocos dos Serranos, Aerolitos, Falésias do Machadão, Falésia do Lagarto). E tudo terminava com uma grande festa com banda ou DJs.
O croqui das vias não consta mais nos atual Guia de Escaladas da Pedra do Baú, pois não se tornou um point muito popular. Mas deixo aqui o croqui das vias, e uma imagens feitas na inauguração do lugar.
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Carta Aberta à comunidade de montanhistas e escaladores de São Paulo
Carta Aberta à comunidade de montanhistas e escaladores da Pedra do Baú e seu entorno – MoNa Baú, Fundação Florestal,
Guia de Escaladas da Pedra do Baú e Região Sul de MG – Como comprar ?
Lançada em outubro de 2021 no formato A5, esta oitava edição do Guia de Escaladas da Pedra do Baú e
Guias de Escalada do Baú e Região 1989-2021
Publicar durante 30 anos o jornal Mountain Voices, iniciar a revista Headwall, editar guias de escalada do Baú, Itatiaia e