Escalando a Pedra da Gavea pela travessia dos Olhos

Semana passada consegui, finalmente, fazer a travessia dos Olhos, uma escalada em diagonal na Pedra do Gávea que apesar de fácil, nunca conseguia parceria para escalá-la.
A Pedra da Gávea é o maior monólito a beira mar do planeta, formado por dois tipos de rocha distintas: a base de gnaisse e o topo de granito, que é o tipo de rocha predominante em todas as montanhas da cidade do Rio de Janeiro. Situada entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, a montanha se ergue 842 metros de altitude. Toda a área da montanha faz parte da Floresta Nacional da Tijuca, que é Parque Nacional e a terceira maior área verde urbana do Brasil , atrás apenas do Parque Estadual da Cantareira (São Paulo) e do Parque Estadual da Pedra Branca (Jacarepaguá, Rio de Janeiro).
Bem o nome Gávea foi dado por portugueses colonizadores por conta do seu formato superior que tem a forma de uma gávea, muito comum nas antigas caravelas. Mas um observador mais atento notará que esta parte superior da pedra, vista do Leblon, se assemelha a um sarcófago egípcio. E a aparência que lembra uma Esfinge, atraiu a curiosidade de historiadores e deu origem a diversas teorias, em ter elas, a mais famosa é a de que diz respeito à presença de fenícios no Brasil. E de fato, há provas de que o Brasil foi visitado por estes navegadores na Antiguidade. No mínimo, esta teoria gera um bom papo para ser desenvolvido durante a escalada.
Related Articles
Parque Nacional do Itatiaia realizará seminário sobre regras de escalada
Em setembro de 2013 iniciou-se um Grupo de Trabalho GT com o objetivo de revisar as normas vigentes no
Escalando em Igatú – Chapada Diamantina I
Para a virada deste ano, resolvemos revisitar a Chapada Diamantina, começando pela cidade de Igatú, que sediará esta semana, um
Caminhadas na Serra da Mantiqueira
Conheça três caminhadas de um dia de duração na Serra da Mantiqueira: Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do