Cordas de escalada – identificando desgastes perigosos
É frequente amigos me mostrarem cordas que sofreram desgaste para lhes aconselhar se podem continuar usando-as ou não.
Primeiramente, vamos deixar claro que a análise aqui será em relação ao desgaste da capa. Se a alma foi afetada, não há o que pensar – a corda está condenada a ser cortada definitivamente, e ao invés de uma corda, o dono terá duas cordas menores.
A capa da corda é responsável não só por cerca de 20% da resistência do conjunto, como também é ela que mantém a unidade dos fios da alma, então o seu desgaste deve ser muito bem considerado se você planeja viver muito tempo.
Não existe uma regra para avaliarmos a segurança da corda depois de uma ralada ou lambida numa quina de pedra, pois o desgaste da capa depende muito de fatores como:
Profundidade – se rompeu totalmente a capa;
Tamanho – um ralado de 5cm é menos preocupante do que um de meio metro
Espessura da corda – uma corda de 11mm é muito mais resistente do que uma de 9.2mm
Uso – uma corda é mais requisitada na escalada tradicional ou em esportivas onde o escalador está trabalhando uma via e caindo com frequencia, do que quando a corda será usada para top rope ou segurança do segundo da cordada.
Pensando em todas estas variantes, é importante que o escalador escolha a espessura e tipo de corda certa para a modalidade que irá praticar.
Bitola
Cordas entre 9.8mm e 10.2mm são para qualquer tipo de escalada. Agüentam bem o desgaste e duram bem, sem serem excessivamente pesadas.
Cordas com bitolas entre 10.3 e 11mm são utilizadas em escolas e grandes paredes, onde o desgaste é excessivo e é bem provável que você tenha que usar a corda mesmo um pouco danificada.
Vamos aos exemplos:
Como em qualquer outra situação na escalada, o que vale é o bom senso e a tranquilidade. Na dúvida, não arrisque, e lembre-se do ditado “jacaré que vacila, vira bolsa”.
Boas – e seguras – escaladas pessoal.
Related Articles
Brocas SDS de 2 pontos versus brocas de 3 pontos
Qual a melhor broca para perfurar rocha? Durabilidade, resistência, rapidez na furação… saiba os prós e contras das novas brocas
Equipamentos para Montanha e Trilha – Dezembro 2021
O que estou usando nas escaladas e caminhadas: Cadeirinha Edge Light SIMOND / DECATHLON – é uma das cadeirinhas mais leves
Equipamentos para Montanha e Trilha – fevereiro 2024
Dicas sobre equipamentos para montanha e trilha o que estou usando nas minhas atividades. Calça Falésia ROCX – calça desenvolvida