COMUNICADO DO GRUPO VOLUNTÁRIO DE RESGATE

COMUNICADO DO GRUPO VOLUNTÁRIO DE RESGATE

COMUNIDADO DO GRUPO VOLUNTÁRIO DE RESGATE EM ESCALADA DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ – SP

Assunto: Acidente Fatal 26/07/24 no Col Pedra do Baú

Nesta data no final da tarde houve um acidente no Col com o óbito do escalador André de Jesus Pereira Maradei, de 33 anos .

Em primeiro lugar todos lamentamos muito essa fatalidade. Á família e amigos nos solidarizamos e para todos nós, foram momentos de muita tristeza e realizamos tudo o que esteve ao nosso alcance para minimizar esse sofrimento.

Segundo relato da dupla mineira de escaladores Leonardo Luiz Santos Rodrigues e Luiz Cláudio T. Pereira ambos de São João del Rey que presenciaram toda essa terrível situação, segue reprodução de Leonardo:

“ – Nós encontramos ele no cume. Ele foi super bacana com a gente, tirou fotos, trocamos ideia e tudo mais.

– Eu perguntei a ele como era o esquema do rapel e ele acabou que desceu com a gente, ele quis fazer o rapel pela via mesmo, pois queria ver com detalhes, as agarras, pois ele estava voltando de lesão e queria lembrar como era a escalada.

– Nós descemos juntos, Depois, ele nos deu o beta que a descida era desescalando, até coloquei a sapatilha, pois apesar de fácil, achei que de bota ia ser estranho.

– Ele me indicou o caminho…quando eu estava no platô mais embaixo (1)…eu escutei ele derrapando a bota na pedra…e gritou!! Ele ainda tentou segurar… Foi muito triste!”

Após presenciarem a queda de André, os escaladores Luiz Cláudio e Leonardo prontamente acionaram a escaladora Camila (a qual eles alugaram a casa onde estavam pernoitando) e através do escalador Carlera a informação chegou ao Charlie Alves, que deu o aviso imediato do Corpo de Bombeiros, Gestor do Mona Pedra do Baú e o nosso grupo resgate. O Corpo de Bombeiros foi acionado conforme protocolo pelo Lucas Oliveira do MONA.

O Grupo Voluntário se reuniu no escritório da UC no centro de São Bento do Sapucaí, com a presença do Gestor Lucas Oliveira e dos Monitores Ambientais Danilo Costa e Emanuela Rosa, para organizar a equipe e auxiliar o resgate junto às autoridades. O grupo ”vertical” foi formado pelos seguintes voluntários: Eliseu Frechou, Antônio Calvo, Alberto Vasquez Mayoral, João Alberto Costa e Arjuna Sundara. Um segundo grupo, composto por Amanda Alvernaz, Felipe Faccio, Marcio e Marcelo Iron, ficou responsável por se dirigir à base da Pedra do Baú, para uma verificação da possibilidade do André estar no chão.

Após conversas no grupo de resgate, ficou combinado que o ponto de encontro da equipe vertical seria no estacionamento da entrada da trilha do Bauzinho. Lucas subiu ao local de imediato com o Eliseu Frechou, iniciando a coordenação de como seria a operação. No estacionamento do Bauzinho se juntaram a Antônio Calvo, Alberto Mayoral, Danilo Costa, João Costa e Sundara, todos escaladores locais voluntários. Em seguida partiram pela trilha da face sul com equipamentos de escalada, maca rígida e demais apetrechos de primeiros socorros.

Foi montada uma linha fixa a partir do Col pela linha da via “Coruja Branca(3) e o escalador Eliseu Frechou desceu, acessando a vítima (2). Após procedimento padrão de abordagem de vítima, ficou evidente que ele já havia falecido devido a múltiplos traumas, capacete quebrado, ausência de pulso e movimentação e rigidez no corpo. Eliseu comunicou ao Lucas e ficou decidido que a remoção do corpo seria feito com mais segurança na luz do dia. Uma equipe que escaladores que estava na base do Col para eventual transporte da vítima até o serviço médico foi desmobilizada nesse momento.

Pedra do Baú e Col.
Pedra do Baú e Col.

Uma corda fixa foi deixada próxima do André. Após uma breve reunião com o Corpo de Bombeiros no estacionamento do Bauzinho, os trabalhos desta noite foram finalizados.

No dia 27 pela manhã, após mais uma reunião com o Corpo de Bombeiros, foi decidido que seria necessário baixar o André até a base da Pedra do Baú. Para tanto, a equipe foi dividida em duas: uma no Colo para o trabalho vertical (Antônio Calvo, Amanda Alvernaz e Igor Cavagnero) e outra em solo, na base da Face Norte do Baú (Felipe Faccio, Carlito Perez, Alan Ayron Sobrinho, Ademilson Claro e Diana Narváez), para o recebimento e deslocamento da maca. Ambas as equipes devidamente acompanhadas por outras equipes do Corpo de Bombeiros, cujos militares coordenavam as ações.

A mobilização foi muito grande por parte da Gestão do MoNa e do Copo de Bombeiros, contando com apoio aéreo e também do nosso grupo. Foi um sábado muito triste, com diversos desafios.

Acreditamos porém, que o importante é que foi realizada uma retirada digna do corpo do André para ser entrega às autoridades e aos familiares.

Agradecemos a todos os envolvidos e que todos se recuperem deste.

À família e amigos nossos mais profundos pesares, desejamos que André descanse em paz.

Atenciosamente

GRUPO VOLUNTÁRIO DE RESGATE EM ESCALADA DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ – SP

São Bento do Sapucaí, 30 de julho de 2024

https://www.instagram.com/p/C-U_jIVuezw/?img_index=1

Eliseu Frechou

Eliseu Frechou

Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.


Tags assigned to this article:
Pedra do BaúResgate

Related Articles

Guias de Escalada do Baú e Região 1989-2021

Publicar durante 30 anos o jornal Mountain Voices, iniciar a revista Headwall, editar guias de escalada do Baú, Itatiaia e

O que são boas práticas nos esportes de montanha?

José Dimas de Barros, proprietário da Pedra da Divisa e o montanhista Carlos “Charlie” Alves dão as dicas de como

Morador das terras altas

Logo que mudei pra cá (São Bento do Sapucaí), lá pelos idos de 1989, era bem difícil encontrar certos pássaros.

3 comments

Write a comment
  1. José Rodolfo do Nascimento
    José Rodolfo do Nascimento 2 agosto, 2024, 05:28

    Parabéns pelo empenho de todos os envolvidos.

    Reply this comment
  2. Marcio Takishita
    Marcio Takishita 31 julho, 2024, 01:39

    Parabéns pelo trabalho e cuidado com o André, família e amigos . Obrigado pelo resgate e todo o respeito aos envolvidos. Parabéns e muito obrigado.

    Reply this comment
  3. Jorge Ubiratã Silva Júnior
    Jorge Ubiratã Silva Júnior 30 julho, 2024, 17:30

    Lamentável Deus conforte toda família e amigos j

    Reply this comment

Write a Comment