COMUNICADO DO GRUPO VOLUNTÁRIO DE RESGATE
COMUNIDADO DO GRUPO VOLUNTÁRIO DE RESGATE EM ESCALADA DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ – SP
Assunto: Acidente Fatal 26/07/24 no Col Pedra do Baú
Nesta data no final da tarde houve um acidente no Col com o óbito do escalador André de Jesus Pereira Maradei, de 33 anos .
Em primeiro lugar todos lamentamos muito essa fatalidade. Á família e amigos nos solidarizamos e para todos nós, foram momentos de muita tristeza e realizamos tudo o que esteve ao nosso alcance para minimizar esse sofrimento.
Segundo relato da dupla mineira de escaladores Leonardo Luiz Santos Rodrigues e Luiz Cláudio T. Pereira ambos de São João del Rey que presenciaram toda essa terrível situação, segue reprodução de Leonardo:
“ – Nós encontramos ele no cume. Ele foi super bacana com a gente, tirou fotos, trocamos ideia e tudo mais.
– Eu perguntei a ele como era o esquema do rapel e ele acabou que desceu com a gente, ele quis fazer o rapel pela via mesmo, pois queria ver com detalhes, as agarras, pois ele estava voltando de lesão e queria lembrar como era a escalada.
– Nós descemos juntos, Depois, ele nos deu o beta que a descida era desescalando, até coloquei a sapatilha, pois apesar de fácil, achei que de bota ia ser estranho.
– Ele me indicou o caminho…quando eu estava no platô mais embaixo (1)…eu escutei ele derrapando a bota na pedra…e gritou!! Ele ainda tentou segurar… Foi muito triste!”
Após presenciarem a queda de André, os escaladores Luiz Cláudio e Leonardo prontamente acionaram a escaladora Camila (a qual eles alugaram a casa onde estavam pernoitando) e através do escalador Carlera a informação chegou ao Charlie Alves, que deu o aviso imediato do Corpo de Bombeiros, Gestor do Mona Pedra do Baú e o nosso grupo resgate. O Corpo de Bombeiros foi acionado conforme protocolo pelo Lucas Oliveira do MONA.
O Grupo Voluntário se reuniu no escritório da UC no centro de São Bento do Sapucaí, com a presença do Gestor Lucas Oliveira e dos Monitores Ambientais Danilo Costa e Emanuela Rosa, para organizar a equipe e auxiliar o resgate junto às autoridades. O grupo ”vertical” foi formado pelos seguintes voluntários: Eliseu Frechou, Antônio Calvo, Alberto Vasquez Mayoral, João Alberto Costa e Arjuna Sundara. Um segundo grupo, composto por Amanda Alvernaz, Felipe Faccio, Marcio e Marcelo Iron, ficou responsável por se dirigir à base da Pedra do Baú, para uma verificação da possibilidade do André estar no chão.
Após conversas no grupo de resgate, ficou combinado que o ponto de encontro da equipe vertical seria no estacionamento da entrada da trilha do Bauzinho. Lucas subiu ao local de imediato com o Eliseu Frechou, iniciando a coordenação de como seria a operação. No estacionamento do Bauzinho se juntaram a Antônio Calvo, Alberto Mayoral, Danilo Costa, João Costa e Sundara, todos escaladores locais voluntários. Em seguida partiram pela trilha da face sul com equipamentos de escalada, maca rígida e demais apetrechos de primeiros socorros.
Foi montada uma linha fixa a partir do Col pela linha da via “Coruja Branca” (3) e o escalador Eliseu Frechou desceu, acessando a vítima (2). Após procedimento padrão de abordagem de vítima, ficou evidente que ele já havia falecido devido a múltiplos traumas, capacete quebrado, ausência de pulso e movimentação e rigidez no corpo. Eliseu comunicou ao Lucas e ficou decidido que a remoção do corpo seria feito com mais segurança na luz do dia. Uma equipe que escaladores que estava na base do Col para eventual transporte da vítima até o serviço médico foi desmobilizada nesse momento.
Uma corda fixa foi deixada próxima do André. Após uma breve reunião com o Corpo de Bombeiros no estacionamento do Bauzinho, os trabalhos desta noite foram finalizados.
No dia 27 pela manhã, após mais uma reunião com o Corpo de Bombeiros, foi decidido que seria necessário baixar o André até a base da Pedra do Baú. Para tanto, a equipe foi dividida em duas: uma no Colo para o trabalho vertical (Antônio Calvo, Amanda Alvernaz e Igor Cavagnero) e outra em solo, na base da Face Norte do Baú (Felipe Faccio, Carlito Perez, Alan Ayron Sobrinho, Ademilson Claro e Diana Narváez), para o recebimento e deslocamento da maca. Ambas as equipes devidamente acompanhadas por outras equipes do Corpo de Bombeiros, cujos militares coordenavam as ações.
A mobilização foi muito grande por parte da Gestão do MoNa e do Copo de Bombeiros, contando com apoio aéreo e também do nosso grupo. Foi um sábado muito triste, com diversos desafios.
Acreditamos porém, que o importante é que foi realizada uma retirada digna do corpo do André para ser entrega às autoridades e aos familiares.
Agradecemos a todos os envolvidos e que todos se recuperem deste.
À família e amigos nossos mais profundos pesares, desejamos que André descanse em paz.
Atenciosamente
GRUPO VOLUNTÁRIO DE RESGATE EM ESCALADA DE SÃO BENTO DO SAPUCAÍ – SP
São Bento do Sapucaí, 30 de julho de 2024
https://www.instagram.com/p/C-U_jIVuezw/?img_index=1
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Guias de Escalada do Baú e Região 1989-2021
Publicar durante 30 anos o jornal Mountain Voices, iniciar a revista Headwall, editar guias de escalada do Baú, Itatiaia e
Falésia do Lagarto
Após 4 meses de incertezas causadas pela COVID-19 e sabe-se lá quantos mais por vir, a comunidade de escaladores de
Distraídos Venceremos em 2 dias
Em 1992, já morava em São Bento do Sapucaí há 3 anos e a parede da face norte da Pedra
Parabéns pelo empenho de todos os envolvidos.
Parabéns pelo trabalho e cuidado com o André, família e amigos . Obrigado pelo resgate e todo o respeito aos envolvidos. Parabéns e muito obrigado.
Lamentável Deus conforte toda família e amigos j