Travessia da Serra Fina – do Ruah ao Três Estados e o final

Travessia da Serra Fina – do Ruah ao Três Estados e o final
Segundo acampamento, logo após o vale do Ruah.

Segundo acampamento, logo após o vale do Ruah.

O segundo dia começou mais cedo. Coloquei o despertador para as 05h50. Quer moleza? Fica em casa!

Desmontamos o acampamento, tomamos um capuccino e seguimos trilha molhada à frente, rumo ao Pico Três Estados, onde chegamos quatro horas depois. Rolezão! Vários trechos ruins de orientar, mas chegamos no tempo previsto. No alto da divida natural de SP, MG e RJ a neblina nos atrapalhou um pouco a visão e como também estávamos sem saber como estaria a trilha no trecho final, já que até ali estava bem fechada, não nos demoramos muito.

Floresta de bambus. Usar mochila pequena é uma ótima escolha.

Floresta de bambus. Usar mochila pequena é uma ótima escolha.

O Alto dos Ivos pode ser visto dali, distante mais 3 horas de pernada. Do alto dos Ivos a trilha quase que só desce. O capim de Anta vai rareando e a vegetação de campo de altitude vai dando lugar à floresta Atlântica. Capim Navalha de Macaco e bambus vão enganchando na mochila e a toda hora batem no rosto e nos olhos. Atenção para não nos machucarmos demanda um passo mais lento. Alcançamos a estrada abandonada que dá acesso à fazenda do Pierre e as 17h10 estamos no ponto de encontro do carro, onde o Ronaldo, amigo do Waldir nos espera para o resgate.

Waldir, feliz na última subida, que dá acesso ao Alto dos Ivos.

Waldir, feliz na última subida, que dá acesso ao Alto dos Ivos.

Fazer a travessia em 2 dias e meio foi desgastante, mas acho que foi o ideal. Consegui filmar, fotografar e curtir o visual. Fazer a caminhada em mais dias demandaria carregar muita água e peso. Menos tempo seria uma corrida sem muita curtição.

 

 


Tags assigned to this article:
Serra FinaWaldir Joel

Related Articles

Primeiros Socorros em Áreas Remotas – 2019

OBJETIVO O Curso de Primeiros Socorros em Áreas Remotas foi criado para capacitar pessoas a realizar atendimento de emergências em

Equipamentos para montanha e trilha

Os equipamentos que estou usando pelas caminhadas, pedaladas e viagens por aí Agasalho Meridium Solo – é um dos grandes lançamentos

Cozinhando sem fogo

Ana ensina como fazer arroz sem fogo, deixando a panela com água o suficiente para o cozimento dentro do carro,

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment