Serra Caiada – RN

Serra Caiada – RN

Aproveitando a ocasião de estarmos em João Pessoa (PB), Ana e eu resolvemos dar uma esticada ao Rio Grande do Norte e irmos conhecer Serra Caiada. Falésia situada na cidade de mesmo nome fica a poucos quilômetros da cidade e já da BR226 que dá acesso ao município, se pode ver o conjunto de paredes.

Serra Caiada

Serra Caiada

Ao chegar a cidade, encontramos o caminho facilmente, e o estacionamento fica a menos de 200m das primeiras vias. Nos meses de verão, o sol bate forte nas paredes pela manhã. Então fomos escalar já era mais de 11h, quando já havia sombra.

Não conseguimos encontrar com os escaladores locais, mas não houve nenhuma dificuldade em nos localizarmos. O croqui http://www.eene.com.br/guias/2012_7101.pdf é bem completo e as várias placas de sinalização são mais que o suficiente para que qualquer visitante se situe nos setores e vias.

Começamos a escalar no grande boulder que fica ao lado de estacionamento, e como já era tarde, voltamos no dia seguinte, quando escalamos mais 5 vias nos setores Negativos e Face Leste com dificuldade variando entre 5° e 7° graus. Todas as vias eram bem protegidas e com paradas duplas para rapel.

Bloco na entrada da trilha. Irado!

Bloco na entrada da trilha. Irado!

Ana numa das vias da Face Leste.

Ana numa das vias da Face Leste.

Os grampos sofrem um tipo de erosão bem diferente das que eu já havia visto.

Os grampos sofrem um tipo de erosão bem diferente das que eu já havia visto.

A rocha de Serra Caiada é um granito de excelente qualidade, que forma agarras e regletes perfeitos. Feche a mão com firmeza, ou sua pele vai durar pouco

Serra Caiada é um verdadeiro e pitoresco município nordestino. O vento quente sopra incessantemente, há muitas plantações de palma, centro comercial agitado onde você pode garimpar vários utensílios locais interessantes e povo muito simpático e prestativo. Há pouca infra-estrutura voltada para o turismo, não há hotéis e restaurantes só abrem para almoço, então prepare sua visita.

Coisas do RN

Coisas do RN

Plantação de Palma.

Plantação de Palma.

 


Tags relacionadas:
Rio Grande do NorteSerra Caiada

Artigos Relacionados

Brasil não poderá enviar escaladores para competições oficiais

  Silverio Nery, presidente da CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, fala sobre o cancelamento por parte da

Novas vias na Pedra da Divisa

Havia tempo que eu estava de olho numa parede amarela, logo a direita da via “Habeas Corpus”, no Pilar Central

Rumos da Escalada de Competição foram discutidos em São Bento do Sapucaí

Aconteceu ontem, na cidade de São Bento do Sapucaí, uma reunião com alguns dos grandes nomes da escalada esportiva brasileira