Proteja seus olhos dos raios UV

Proteja seus olhos dos raios UV

Quando estive no Mali em 2006, fiquei assustado com a quantidade de pessoas que possuem catarata nos olhos. Lá, no meio do deserto, por incrível que pareça, ninguém protege os olhos. Mas e aqui? Será diferente? Nada. Infelizmente a maior parte das pessoas não tem o hábito de proteger os olhos, e nem de escolher os óculos como escolhe um equipamento.

Esta semana que passou foi de muito vento e tempo nublado aqui na serra. Mesmo assim, em dias nublados, o sol está encoberto e a proteção dos olhos contra os efeitos nocivos dos raios solares UVA e UVB é fundamental. Nesta época do ano, 95% dos raios UV passam pela córnea, agredindo a retina e o cristalino. Para nós, montanhistas, esse cuidado deve ser redobrado, pois ainda temos o fator vento, que além de ressecar a retina, carrega sujeira e cristais de rocha que podem causar uma lesão mais séria. Segundo evidências clínicas, isto pode causar degeneração macular e catarata.

Proteção contra o vento e os raios UV.

Proteção contra o vento e os raios UV.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 1% de diminuição na camada de ozônio pode causar um aumento de 0,7% de catarata e 4% de câncer de pele. A exposição excessiva e sem proteção UV pode causar ceratite actínica, que é uma inflamação da córnea extremamente incômoda. Ela acontece normalmente de 6 a 12 horas após a exposição solar, causando uma forte sensação de areia, dor e fotofobia (sensibilidade acentuada a luz). E na sua forma mais branda, pode ser um ardor que quem já esteve exposto ao vento e à luminosidade intensa na montanha certamente já sentiu durante a noite. Pessoas mais sensíveis podem até ter uma leve dor de cabeça em consequência de fotofobia.

E… óculos escuros é tudo igual? Não! Existem dois tipos de óculos: escuros e de proteção UV. No primeiro, as lentes escurecidas filtram uma parte da luz ambiente, diminuindo os sintomas de fotofobia quando eles existem. Mas uma lente escurecida não vai necessariamente filtrar os raios UV.

Os óculos para proporcionar proteção contra os raios UV precisam ter lentes fabricadas em material que filtre totalmente os raios UV, como por exemplo, as lentes em policarbonato Airwear e Stylis 1,67, que filtram 100% deles. As fotossensíveis, com origem certificada, também oferecem 100% de proteção, bloqueando os raios ultra-violetas. Então se informe sobre este detalhe ao comprar o óculos.


Tags relacionadas:
Eliseu Frechouolhos

Artigos Relacionados

Proteja os dedos com esparadrapo e escale mais

A utilização de tiras de esparadrapo entre as articulações dos dedos é uma técnica que se usada corretamente, lhe ajudará

Caminhadas na Serra da Mantiqueira

Conheça três caminhadas de um dia de duração na Serra da Mantiqueira: Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do

Expedição Brasileira ao Monte Roraima

Nos domínios de Makunaima > Não posso negar que o Roraima tem sido meu sonho de consumo há mais de