Proteções perigosas e como identificá-las?

Proteções perigosas e como identificá-las?

Ao escalar muitas vias equipadas com chapeletas, noto que nem sempre o conquistador – ou equipador – conhecia a forma correta de instalar este tipo de proteção, e muitas vezes, sequer a posição correta de apertar a chapeleta no spit ou parabolt. Uma chapeleta apertada fora de prumo, ao receber o impacto de uma queda – ou mesmo apenas o peso do escalador, tende a torcê-la no sentido de abertura, geralmente afrouxando o aperto da porca.

Outro erro comum e que ocasiona a diminuição da resistência da proteção é instalar o grampo fora do ângulo de 90° com a rocha.

Quando tracionada, a chapeleta vai girar e soltar a porca do parabolt.

Quando tracionada, a chapeleta vai girar e soltar a porca do parabolt.

Oi?

Oi?

Nem precisaria de descrever o problema.

Nem precisaria de descrever o problema.

Lógico que há casos mais estranhos ainda, onde para tentar consertar instalações como prumo ou profundidade insuficiente, o escalador usou de artifícios como colas ou resinas, e até durepoxi, como se estivesse fazendo algum tipo de artesanato na rocha.

É importante que ao escalar uma via, você se mantenha atento se o parafuso das chapeletas está apertado – ou se não pelo menos no final da rosca. E se os spits estão na posição correta de ângulo e profundidade. No caso dos parabolts, que são mais resistentes, estas falhas são menos preocupantes, mas mesmo assim, estes detalhes devem ser observados pois a resistência será melhor e a manutenção mais distante.

Parabolt fora do ângulo de 90° em relação à rocha.

Parabolt fora do ângulo de 90° em relação à rocha.

 

Tudo errado!

Tudo errado! Parabolt instalado fora do ângulo, chapeleta fora do prumo e arruela. :(

Outro erro comum, é o uso de arruelas. Estas são as grandes iniciadoras de ferrugem e em nada acrescentam à resistência do sistema. Se o equipador usa a arruela para evitar arranhar a chapeleta na ocasião da expansão do parabolt, o que é recomendado, deve retirá-la após a expansão do parabolt e deixar apenas a porca em contato direto com a chapeleta.

Arruela enferrujada.

Arruela enferrujada.

 

Instalação e alinhamento corretos

Instalação e alinhamento corretos

 


Artigos Relacionados

Pao de cacador – uma receita para quem caminha varios dias

Se você tem o hábito de caminhar por vários dias e gosta de pão fresco, aqui vai uma receita escoteira

Ascensão por cordas com blocantes mecânicos

Todo montanhista tem que obrigatoriamente, carregar dois pedaços de cordelete, para numa emergência poder improvisar um sistema de auto-resgate usando

Nós errados e escaladores com vocação pra defunto

Em minha vida de escalador já vi muitos procedimentos errados. Técnicas que achávamos certas e depois de muito tempo, descobriu-se