Armazenagem de equipamentos de escalada
Em tempos de “eu te avisei que iria dar m….”, aqui vai um alerta na forma de post, de uma prática extremamente nociva ao equipamento de escalada e que eu tenho visto virar moda. Aliás, esse tipo de post poderia ser mais um das hashtags #ostentacao, #vieacheibonito” ou #aprendicommeuamigoque aprendeucomoutroamigo ou da série “o texto do manual do equipamento era muito grande – e eu já nasci sabendo tudo”.
Basta uma rápida navegação nas redes sociais pelos perfis de escaladores, e logo nos deparamos com imagens como as de baixo, com equipamentos têxteis expostos, como se fossem artigos de decoração e pudessem ficar em exposição permanente. Essa ostentação vai dar um prejuízo considerável no bolso do escalador, caso ele não mude de postura e leia com atenção, as letras miúdas do Manual do Equipamento.
Enfim… todo equipamento têxtil é suscetível aos raios UV e à luz.
A radiação ultravioleta tem um efeito nefasto sobre a aparência visual e sobre as propriedades mecânicas dos plásticos, aí incluídos as poliamidas. Os principais danos dos raios UV aos plásticos são: desenvolvimento de fragilidade, diminuição da resistência, elasticidade, coloração, e formação de ruptura por tensão.
A resistência UV dos plásticos geralmente é obtida pelo uso de aditivos como estabilizadores UV, mas apesar de diminuir os efeitos, não os zera. Além do que essa proteção, assim como um protetor solar de pele, tem vida útil.
– Mas até luz de lâmpadas pode diminuir a vida útil dos meus equipamentos? Sim. Leia o Manual!
Raios UV são muito mais presentes e devastadores nos ambientes naturais, mas estão presentes dentro da sua casa também, então devemos manter todos os equipamentos têxteis como cordas, cadeirinhas e fitas, assim como ferragens que tenham algum tipo de pintura colorida, em um lugar escuro, além de obviamente limpo e protegido da umidade.
Existem várias formas para acondicionar os equipamentos de forma a eles durarem mais e não deformarem ao serem comprimidos, por exemplo, em uma gaveta.
Um armário onde os equipamentos possam ficar arejados, com portas providas de alguns respiradores é uma solução de luxo, mas se você tem problemas de espaço, minha sugestão são bombonas plásticas com tampa. Essas bombonas são baratas, vendidas em diversos tamanhos, e podem ser empilhadas se necessário.
No caso de bombonas, haul bags ou mochilas, tem-se de ter o cuidado de retirar os equipamentos de dentro a cada quinze ou vinte dias e deixa-los secar a sombra, para que a eventual umidade que eles tenham absorvidos, evapore, assim como o trocar de posição, evitará que cordas e cadeirinhas deformem.
Sapatilhas e mochilas, também precisam secar o suor antes de serem guardadas. Para evitar a maior proliferação de ácaros e fungos, o ideal á deixar as sapatilhas em local ventilado. Eu tenho um varal na nossa lavandeira, e é lá que as penduro.
Ferragens de aço podem e devem ser expostas a ventilação, luz e calor para evitar ferrugem. Armazeno-as em caixas abertas ou penduradas.
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Lubrifique os mosquetões de escalada
Durante o uso em ambientes naturais, qualquer equipamento de escalada está sujeito a ter poeira, terra, pó de rocha e
DÁ O BETA – nova série de vídeos com dicas de escalada e montanhismo
BETA para quem é escalador (a) ou montanhista, tem o significado de informação ou dica. Certamente você já ouviu o
Ascensão por cordas com blocantes mecânicos
Todo montanhista tem que obrigatoriamente, carregar dois pedaços de cordelete, para numa emergência poder improvisar um sistema de auto-resgate usando