Pedra da Divisa – Respeite ou será banido!

Pedra da Divisa – Respeite ou será banido!

O segundo principal point de escalada de São Bento do Sapucaí, logo após a Pedra do Baú, e que provavelmente receba um número maior de escaladores que o próprio conjunto Pedra do Baú, a Pedra da Divisa tem tido há anos, problemas recorrentes de escaladores que não respeitam as regras de conduta exigidas por escaladores e respeito (leia-se educação) mínimas.

O local já foi fechado várias vezes devido a pessoas que acendem cigarros, usam ilícitos, estacionam em locais impróprios, levam animais domésticos ao local. Felizmente os proprietários Sr. José Dimas e D. Maria Elza, sempre foram compreensivos de que se há na comunidade de montanhistas e escaladores, pessoas desrespeitosas, há também quem cumpre as regras e não merece as sanções. Agora existe uma necessidade de poupar os proprietários destes aborrecimentos, e a comunidade de escalada se mostrar responsável pelos seus componentes com problemas de socialização.

Baseado em problemas recentes, foi criada uma comissão (que será renovada semestralmente), de oito escaladores que frequentam o local, para primar pela boa conduta e assim, manter a montanha aberta para quem de fato, merece este presente oferecido pelo Sr. Dimas e D. Maria Elza.

Abaixo, o comunicado oficial da comissão, que deve ser divulgado e que para ser efetivo, deve obter o apoio do restante da comunidade, ajudando a fiscalizar e denunciar os frequentadores infratores, banindo-os permanentemente do lugar.

 

No mês de julho de 2019, foi formada uma comissão de escaladores, legalmente autorizada pelo proprietário para fazer a manutenção do setor de escalada Pedra da Divisa, e que irá atuar na manutenção de trilhas e vias de escalada, instalar avisos e sinalização de alerta, controlar e restringir acesso de particulares, instituir políticas de acesso e preservação, entre outras atividades.

Além disso, essa comissão primará pela boa conduta no espaço e para que sejam respeitadas as seguintes condutas de respeito e regras dadas pelos proprietários – que compartilham do mesmo espaço:

– Não fumar, acender fogo, fogareiro e demais atos que possam implicar incêndio (uso de ilícitos serão imediatamente denunciados às autoridades);

– Não levar animais de qualquer porte ou espécie (cachorro, gato, passarinho…);

– Não acampar neste local. Informe-se sobre a opção de camping com o proprietário;

– Não permanecer no setor após anoitecer. Saia com a luz do dia;

– Estacione onde não atrapalhe o tráfego;

– Feche todas as porteiras que abrir;

– Não grite nem faça barulho desnecessário;

– Seja cordial.

O respeito às regras é imprescindível para que o setor não seja fechado para prática de escalada. Quem não estiver de acordo com as regras, deve procurar outro lugar para escalar.

Dois escaladores já foram formalmente impedidos de escalar neste local, por intermédio de notificação extrajudicial, ao não respeitarem as regras mínimas de acesso ao espaço. A inobservância desta notificação, gerará ação por invasão de propriedade e as medidas legais cabíveis.

Qualquer pessoa que não se adequar ao que foi apresentado terá impedimento de acesso a Pedra da Divisa. Esperamos que todos aproveitem a escalada com total respeito à prática do esporte, ao ambiente, às leis, aos proprietários, colegas escaladores e população local, principalmente.

Boas escaladas

Notificação Extrajudicial. Você não vai querer receber uma dessas, então respeite os proprietários, o lugar e a sua comunidade.

Notificação Extrajudicial. Você não vai querer receber uma dessas, então respeite os proprietários, o lugar e a sua comunidade.


Tags assigned to this article:
Pedra da Divisa

Related Articles

A lei de Gerson e o Montanhismo

Os últimos meses foram bem ricos para quem curte assistir de camarote a propagação de idéias erradas e consegue ter

Rumos da Escalada de Competição foram discutidos em São Bento do Sapucaí

Aconteceu ontem, na cidade de São Bento do Sapucaí, uma reunião com alguns dos grandes nomes da escalada esportiva brasileira

Midnight lightning

Ontem a noite, procurando uma imagem nos arquivos, me deparei com outra que para quem conhece a história da escalada

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment