Mont Blanc du Tacul – Alpes 2014

Para finalizar a trip à Chamonix, a Ana queria fazer uma montanha de 4mil metros. Para tentarmos o Mont Blanc, conforme eu já sabia, precisaríamos de 3 dias. Mas havia a opção de em 1 dia, subirmos e baixarmos do Mont Blanc du Tacul, que está na faixa dos 4.200m. Perfeito.

A previsão, até o dia anterior da escalada, era de tempo instável após o meio-dia. Na incerteza do tempo, achamos melhor não tentarmos algo tão grande e demorado tanto para subir, quanto para descer em caso de tempestade. Mas como a esperança é a última que morre, arrumamos tudo e fomos para a estação do teleférico bem cedo, com ideia de vermos a previsão mais segura do dia, e então decidir. E eis que a previsão deu tempo bom até a noite. Simboraaaaa!

Início do dia, descendo para o Valle Blanche

O dia estava bem atípico para Chamonix: poucos escaladores no bondinho, sol, não estava muito frio e quase sem vento. Dava até pra duvidar. Mas nos arrumamos rápido a partimos aresta abaixo, em direção ao Tacul, passando pelo abrigo Cosmiques e iniciando as rampas ainda na sombra.

A subida é lenta. Algumas gretas e seracs pelo caminho, que são passamos com a ajuda de cordas que estão fixas, e a ilusão de ótica nos vai enganando, pois sempre que vislumbramos o topo, que parece perto, aparece mais uma rampa ou crista para nos mostrar que a montanha não é fácil de ser escalada.

A rota normal do Mont Blanc du Tacul, e os montes Maudit e Blanc ao fundo.

Um serac enorme, no meio da rampa.

A Ana vai bem, não sente a altitude e dá graças ao treino que fez em casa, fortalecendo as pernas e o pulmão, para agora, manter o fôlego e o ritmo. A inclinação não chega a ser grande, e poucas vezes usamos as piquetas, na maior parte do tempo, elas servem apenas como apoio.

Ao chegarmos na crista final, o sol nos aquece e dá um ânimo extra para curtirmos ainda mais o momento. O visual do outro lado vai se abrindo à nossa frente a medida que chegamos ao topo. Vemos a Itália, a Suíça e montanhas a perder brancas de vista, que formam a espinha dorsal dos Alpes. As nuvens vão e vem, abrindo e fechando janelas no horizonte.

Poucos montanhistas estão na montanha nesse dia. Vemos alguns no Mont Maudit, e lá no fundo, alguém descendo do Mont Blanc. Lindo. Comemos um lanche, fazemos umas imagens e tocamos para baixo, com medo de que a temperatura subisse demais e derretesse a neve, transformando a descida perigosa e ensopando nossas roupas.

Aresta final do Tacul

Topo!

Não foi um grande desafio nem marca digna de nota nos anais do esporte. Tanto a Ana como eu nos cansamos bastante, o que é normal, mas estábvamos longe do limite ou esgotamento. Foi, entretanto, uma experiência bem legal, que queremos repetir quando for possível.

A volta, já no Valle Blanche, foi devagar. O sol castigou, e como não estávamos mais com pressa, demoramos para curtir os últimos passos no gelo, e reprisarmos em nossas mentes, o quanto foi recompensador termos trocado de ambiente neste ano, escalando montanhas brancas e agulhas alpinas, algo tão diferente da rocha quente que estamos acostumados.

Agradeço aos amigos que nos ajudaram emprestando equipamentos, botando pilha e dando dicas: Lisete Florenzano, Nelson Barretta, Davi Marski, Alexandre Mellek, Pedro Mestriner, Fernanda Veloso, Jean Claude Razel e Marcio Bruno.

Boas escaladas pra todos vocês 🙂

Final da trip.

Eliseu Frechou

Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.

Tags assigned to this article:
AlpesAnaChamonixMont Blanc du Tacul

Related Articles

Erwoda-Yunek – Escalando um tepuy na Venezuela

Esta semana retornamos de uma trip bem inusitada aos confins da savana venezuelana, para abrir uma via num pequeno tepuy

Brasileiros no Teto do Tio Sam

Take One – Mount Whitney Texto: Eliseu Frechou Início da peregrinação ao Half Dome (11km de piramba).Paredão do Half

Expedição Lotus Flower Tower – Fairy Meadows até o Platô do Bivaque

Dezembro passado, Edemilson Padilha, Fernando Leal, Valdesir Machado e eu começamos a articular uma expedição a uma das mais imponentes