Serra Caiada – RN

Aproveitando a ocasião de estarmos em João Pessoa (PB), Ana e eu resolvemos dar uma esticada ao Rio Grande do Norte e irmos conhecer Serra Caiada. Falésia situada na cidade de mesmo nome fica a poucos quilômetros da cidade e já da BR226 que dá acesso ao município, se pode ver o conjunto de paredes.

Serra Caiada
Ao chegar a cidade, encontramos o caminho facilmente, e o estacionamento fica a menos de 200m das primeiras vias. Nos meses de verão, o sol bate forte nas paredes pela manhã. Então fomos escalar já era mais de 11h, quando já havia sombra.
Não conseguimos encontrar com os escaladores locais, mas não houve nenhuma dificuldade em nos localizarmos. O croqui http://www.eene.com.br/guias/2012_7101.pdf é bem completo e as várias placas de sinalização são mais que o suficiente para que qualquer visitante se situe nos setores e vias.
Começamos a escalar no grande boulder que fica ao lado de estacionamento, e como já era tarde, voltamos no dia seguinte, quando escalamos mais 5 vias nos setores Negativos e Face Leste com dificuldade variando entre 5° e 7° graus. Todas as vias eram bem protegidas e com paradas duplas para rapel.

Bloco na entrada da trilha. Irado!

Ana numa das vias da Face Leste.

Os grampos sofrem um tipo de erosão bem diferente das que eu já havia visto.
A rocha de Serra Caiada é um granito de excelente qualidade, que forma agarras e regletes perfeitos. Feche a mão com firmeza, ou sua pele vai durar pouco
Serra Caiada é um verdadeiro e pitoresco município nordestino. O vento quente sopra incessantemente, há muitas plantações de palma, centro comercial agitado onde você pode garimpar vários utensílios locais interessantes e povo muito simpático e prestativo. Há pouca infra-estrutura voltada para o turismo, não há hotéis e restaurantes só abrem para almoço, então prepare sua visita.

Coisas do RN

Plantação de Palma.
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Escaladas em basalto no norte paranaense
Há anos que eu ensaiava uma visita à Londrina, sem nunca dar certo por conta da agenda sempre cheia de
Rumos da Escalada de Competição foram discutidos em São Bento do Sapucaí
Aconteceu ontem, na cidade de São Bento do Sapucaí, uma reunião com alguns dos grandes nomes da escalada esportiva brasileira
Websérie Profissão Montanhista
Em janeiro de 2022 Ana e eu iniciamos a websérie Profissão Montanhista, um projeto que nos consumiu mais de 16 meses de planejamento e trabalho, captando o dia-a-dia das nossas vidas para mostrar um pouco do que é a vida de um profissional de montanha.