Escaladas em basalto no norte paranaense
Há anos que eu ensaiava uma visita à Londrina, sem nunca dar certo por conta da agenda sempre cheia de compromissos e viagens à trabalho. Terra do nosso brother Nicola Martinez, eu via as imagens dos picos de escalada e ficava com mais vontade ainda de conhece-los.
Eis que este ano, o Adolfo Henrique Mansano, presidente do Clube de Montanha Norte Paranaense conseguiu articular o 20° Encontro de Escalada de Londrina para uma data em que eu conseguiria ir.
Durante a noite do sábado, fiz a palestra “Grandes Paredes” e rolou pizza, cerveja artesanal e Led Zeppelin cover (de arrepiar!). Tudo muito bem organizado e com o pessoal animado para escalar, falar de montanha e projetos. Parabéns aos organizadores.
O Encontro acontece durante o dia na pedreira da cidade, num lugar bem próximo do centro onde se pode facilmente acessar por meio de menos de 100m de estrada de terra. O lugar é um anfiteatro no qual há sobra de um lado de manhã, e no outro a tarde. Excepcional!
O basalto é liso de verdade, e no calor dos dois dias em que estivemos Ana e eu lá, fez com que parecesse mais liso ainda.
Pudemos experimentar várias vias de 7° grau e tomar ejects em outras de 8°. Mas o que valeu mesmo a pena foi podermos conhecer a comunidade de escaladorxs locais e saber que temos de voltar para conhecer os outros points.
A pedreira tem mais de 50 rotas, e todas as que escalamos, tinham proteção em perfeita ordem, em geral chapeletas Bonier, com pontos duplos de rapel.
Obrigado ao Adolfo e Fernanda, que nos receberam com muita simpatia e fizeram desta, uma excelente e proveitosa, apesar de rápida, viagem.
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Escaladas em Itatim – BA
O Encontro de Escaladores do Nordeste de 2009 me permitiu, como palestrante, conhecer o espetacular playground de escalada que é
Novas vias na Pedra da Divisa
Havia tempo que eu estava de olho numa parede amarela, logo a direita da via “Habeas Corpus”, no Pilar Central
Os boulders e a boiada na Ana Chata
No final dos anos 80, seu Getúlio (pai do Didier) tinha uma boiada razoável no pasto abaixo da Ana Chata,
Boa irmão…muito obrigado pela visita e parabéns pela educação e atenção que deu aqui pro pessoal….vc é brother Eliseu