Profissão Montanhista, uma websérie sobre montanhas e escalada

Você já se sentiu motivado ao ver um filme sobre montanhas e escaladas? Já teve curiosidade em saber como vive um profissional do montanhismo, ou como são os preparativos de uma expedição?

O QUE É O PROFISSÃO MONTANHISTA?

Este é um projeto de websérie que documenta 13 meses da minha vida de escalador profissional. Captei meu dia-a-dia em São Bento do Sapucaí na Serra da Mantiqueira onde moro e em diversos outros lugares no Brasil, Estados Unidos e Argentina. Pelo caminho encontrei personagens que contaram histórias incríveis sobre o montanhismo, e como ele influencia a vida delas.

QUEM SOU EU

Comecei a escalar aos 15 anos e nunca mais parei. Aos 21 me mudei de São Paulo para São Bento do Sapucaí (SP), tornei-me escalador profissional e desde então ganho a vida escalando montanhas, captando imagens delas, editando guias e fazendo cerveja na Serra da Mantiqueira.

Nesses 43 anos dedicados ao montanhismo, a profissão me levou a escalar em alguns dos lugares mais incríveis, inóspitos e selvagens do planeta, vivendo aventuras épicas de norte a sul do Brasil, na floresta amazônica, em desertos e no circulo polar.

QUEM PARTICIPA?

Estou contando uma história, mas essa é uma história que compartilho com muitas pessoas. Durante viagens profissionais ou não em mais de um ano de captação, cruzei caminhos naturalmente com pessoas que fazem o montanhismo acontecer no Brasil, nomes reconhecidos como Ana Ligia Fujiwara, Alê Silva, Ana Fujita, Alan Fialho, Alexandre Lorenzetto, André Berezoski, Antonio Calvo, Antonio Paulo Faria, Cesar Grosso, Charlie Alves, Edemilson Padilha, Elder Resende, Felipe Guimarães, Felipe Hoo, Gisely Ferraz (EUA), Ian Padilha, Janice Brandão, Jobson Pereira, José Dimas, Juliano Magalhães, Leandro Pardal, Lello Correa, Leonard Moreira, Marcio Bruno Oliveira, Marco Nalon, Mario Moncada (ARG), Neni Gabardo, Nick Martinez (EUA), Paloma Yamagata, Paulo Gil, Rogério Jorge, Silvana Lopes, Silvério Nery, Tatiana Batalha, Vitor Frechou e muitos outros.

https://youtu.be/oYNB8lPD37U – Assista ao vídeo dos condidados.

QUANTOS EPISÓDIOS E ONDE VISUALIZÁ-LOS?

Serão 13 episódios de 20 a 30 minutos cada. Após a conclusão da edição, disponibilizarei episódios semanais no YouTube.

POR QUE NÃO VENDER PARA UM CANAL?

Simplesmente pelo fato de que as televisões e streamings querem produtos menos segmentados, que falem mais sobre generalidades do que para públicos específicos. A linguagem da TV não favorece uma boa narrativa para este projeto documental, pois ele se perderia em formatos no estilo reality show ou forçando a barra para o conteúdo parecer “radical”.

Se você pratica esportes, deve entender o que eu estou falando: ao assistir muitos dos programas que são veiculados nesses canais, eles parecem desconectados da realidade, justamente por serem produzidos por quem não vivencia a atividade.

Durante 13 meses eu carreguei uma câmera e captei uma história verdadeira. Sem forçar a barra, conversei com pessoas reais sobre assuntos que interessam aos montanhistas e é nessa linha que a websérie será balizada.

LANÇAMENTO EM NOVEMBRO 2023

Assim que conseguir a verba para finalizar a edição, trilha sonora e efeitos, iniciarei um processo que demora alguns meses até arredondar os mais de 7 TB de imagens brutas, lapidando mais de 150 horas de material para produzir 6h30.

Em novembro de 2023 iniciarei o lançamento semanal dos episódios. Nesse meio tempo, manteremos você informado (a) dos acontecimentos e andamento dos trabalhos. Aceito dicas, críticas e contribuições durante esse processo. Este é um projeto aberto a opinões.

COMO AJUDAR FINANCEIRAMENTE?

Se você já produziu algum material audiovisual, sabe que fazer algo de qualidade demanda tempo e dinheiro, além de não ser uma tarefa de apenas uma pessoa. São necessários vários profissionais. Foram muitos os esforços financeiros envolvidos até este momento, e eu cheguei no limite do investimento pessoal. Neste momento preciso de ajuda para finalizar o projeto da melhor maneira e disponibilizar esta história de montanhas e seus personagens, gratuitamente nas plataformas de vídeo. Esse é o motivo deste crowdfunding.

O valor da campanha é o estritamente necessário para finalizar a série. Se conseguirmos arrecadar mais, o projeto seguirá adiante, com uma finalização ainda melhor e mais capítulos. Seu engajamento com o projeto é que irá ditar os próximos passos.

Você pode doar qualquer quantia:

NU Bank
Banco 260
Ag 0001
Eliseu Rodrigues Frechou-ME
Conta Corrente 95602215-6
PIX e CNPJ 00028448/0001-13

Ou no CATARSE que é um canal seguro, mas se tiver alguma dúvida, pode me procurar pelo e-mail de contato ou pelo meu celular direto +55 (11) 997294123

ENTENDA A SÉRIE

Episódio 1

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 2

Episódio 3

Episódio 3

Episódio 4

Episódio 4

Episódio 5

Episódio 5

Episódio 6

Episódio 6

Episódio 7

Episódio 7

Episódio 8

Episódio 8

Episódio 9

Episódio 9

Episódio 10

Episódio 10

Episódio 10

Episódio 11

Episódio 12

Episódio 12

Episódio 13

Episódio 13

 

Eliseu Frechou

Eliseu Frechou

Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.



Related Articles

O fim da escalada em São Bento do Sapucaí ?

Não lembro mais quantas vezes já escrevi sobre este assunto, nem quanto outras pessoas com o mínimo de coerência e

Identificação, dogmas e haters

Ana Chata, Conjunto Pedra do Baú, meio dos anos 2000. Leonardo e seu amigo chegam na base da montanha e

Hello my friend!

Hoje foi dia de limpar e lubrificar os cams. Dá um certo trabalho, pois por conta dos cursos e escaladas

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment