Escalada do Pico Maior de Salinas
A região de Salinas, em Nova Friburgo – RJ, tem algumas das maiores vias de escalada do Brasil. Pico Maior, Capacete e Pico Menor, são destinos que qualquer escalador de grandes paredes, um dia vai querer subir.
A rota mais famosa da região é a Leste do Pico Maior. Não é uma via de grande dificuldade técnica, mas é uma via loooooonga, de 700m de extensão divididos em 17 enfiadas, que junto com a caminhada de aproximação, confere à ela um grande destaque no rol das escaladas de paredes do Brasil. Há anos que eu queria fazer esta rota, e foi realmente muito especial tê-la feito na companhia dos amigos Sérgio Tartari e Michel Abdelnur.
Como o percurso é realmente grande, mesmo para quem está acostumado à grandes caminhadas, a sugestão para quem vai fazer a Leste é sair cedo, antes do nascer do sol, pois como o rapel também é demorado (são oito ao total, por outra via) é comum que as cordadas que não conhecem a rota, descerem no escuro, ou até pernoitarem na montanha, o que pode ser uma experiência desagradável sem os equipamentos de bivaque.
Para quem estiver afins de escalar na região, entre em contato com o Sérgio pelo e-mail sergio_tartari@yahoo.com.br
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Ao norte da Patagônia
A Patagônia é uma extensa região que na Argentina, começa na província de La Pampa, que fica quase que na
Expedição Brasileira ao Mali no Fantástico
Escaladas e sufocos de uma expedição brasileira ao coração da África.
Lobotomia 2 – Baú e região – Vídeo disponível na íntegra
A série de vídeos Lobotomia, parceria de Eliseu Frechou e Wiland Pinsdorf produziu 3 filmes de escalada, sendo que o