Leaning Tower – EUA 2016


Arrumando as tralhas,
A imensa parede amarela e negativa da Leaning Tower domina a entrada do Yosemite National Park, e por estar a direita da Bridalveil falls, é ponto de parada obrigatório para todos que chegam ao vale pela primeira vez.
A fama de ser uma das paredes mais negativas da América, e também de ter uma das melhores rochas do Vale, faz desta montanha, um objeto de desejo de qualquer escalador de grandes paredes.

Puxando o haul bag até o Guano Ledge, ao lado do platô de bivaque.
Em setembro, Ana e eu escalamos a West Face, usando uma estratégia um pouco diferente da maioria dos que a escalam. A via foi aberta em 1962 pela às americano Warren Harding, que na época só tinha cordas de 40-45 metros. Pois agora, com cordas de 70m, é possível emendar pares de enfiadas e assim, transformar a via que originalmente tinha 10 paradas, em uma de 5 paradas.

Vertical, né? Ana, na terceira parada. Sexta parada pelo croqui original da via.

Topo!

Último dos 11 rapéis da Leaning Tower.
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Novas aventuras em Itatim
Dezembro de 2020, pela terceira vez neste ano, fui à Itatim na Bahia para passar uns dias de esbórnia, escalando
Travessia da Serra Fina – do Ruah ao Três Estados e o final
O segundo dia começou mais cedo. Coloquei o despertador para as 05h50. Quer moleza? Fica em casa! Desmontamos o acampamento,
O Brévent pela Frisson-Roché – Chamonix
O maciço do Brévent domina o visual da face oposta às Agulhas de Chamonix. A parede não é tão grande,