Escalada Brasil – a primeira série de filmes de escalada nacional

Em 2001 Wiland Pinsdorf e eu produzimos o primeiro filme da série Lobomia, o Escalada Brasil no mais puro estilo road trip, com alguns dos maiores escaladores do Brasil naquela data.

Capa do Lobotomia 1 - Escalada Brasil.

Capa do Lobotomia 1 – Escalada Brasil.

Em 99 Wiland produzira para o canal SporTV o primeiro filme de escalada nacional a ser erxibido em uma TV, mas a vontade de mostrar mais do que acontecia no Brasil ainda era um sonho. Com as constantes viagens a trabalho ou para realizar palestras pelo Brasil, eu resolvi sacrificar parte do tempo que dispunha para escalar e comecei a captar imagens com uma câmera MiniDV e o Wiland logo topou editar o material na produtora que tinha em sociedade com o Rinaldo Lima chamada de Vossos Olhos, que depois mudou de nome para V Filmes, que hoje é a Canvas24P

A estréia do filme foi num bar bem badalado na época, e o sucesso de vendas foi apenas um dos muitos aspactos positivos da empreitada que continuou com o Lobotomia 2 – Baú e Região de 2002 e o Lobotomia 3 – Porcos Voadores de 2003.

A ideia era de mostrar as diversas faces do montanhismo e da escalada no Brasil, em diversas partes do país. E assim, rodei mais de uma dezena de lugares, com a pequena câmera de 1 CCD e captei mais de 20 horas de material bruto, que o Wiland editou posteriormente.

A pequena câmera MiniDV com apenas 1 CCD. Câmeras melhores de 3 CCD eu só consegui botar a mão depois de 2008.

A pequena câmera MiniDV com apenas 1 CCD. Câmeras melhores de 3 CCD eu só consegui botar a mão depois de 2008.

Desse fabuloso registro histórico participaram André Berezoski, Alê Silva, Flavio Canteli, Sergio Tartari, Marius Bagnati, Helmut Becker, Ralf Cortes, Luis Clement, Janine e Paloma Cardoso, Paulo Gil, Mauricio Clauzet, José Luiz Hartmann e muitos outros mitos do esporte fazem parte deste filme.

Eliseu Frechou

Eliseu Frechou

Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.



Related Articles

Profissão Montanhista EP. 2

Neste segundo capítulo, você conhecerá um pouco mais da minha rotina do escalador profissional. Vamos falar de cervejaria Bauzera, escaladas e

Escaladas em Corupá – Das Antigas

Assista  a matéria apresentada no extinto PlanetaEXPN sobre as escaladas em conglomerado de Corupá, SC. Apresentando o lugar, dois grandes

Expedição Brasileira ao Mali no Fantástico

Escaladas e sufocos de uma expedição brasileira ao coração da África.

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment