Elektra

Elektra
Penúltima enfiada.

A clássica imagem da última enfiada.

Quando me mudei de São Paulo para São Bento em 1989, vim com um amigo chamado Saulo de Tarso, e logo começamos a abrir algumas vias no que é hoje o Campo-escola São Bento, as margens da SP 042. Naquele tempo, não havia mais do que 10 vias no conjunto Pedra do Baú, e aqui embaixo, em São Bento, absolutamente nenhuma via.

Naquela época, subir para o Baú dava um certo trabalho, na incerteza de conseguirmos voltar de carro. O asfalto da Estrada do Paiol Grande só ia até o Acampamento, e de lá pra frente, se chovesse no dia anterior você não chegava no estacionamento do Sr. Chico Bento, ou se chovesse enquanto você estava escalando, é provável que seu carro ficasse numa das valetas da estrada. Voltei a pé várias vezes.

A primeira via que conquistamos no Conjunto Pedra do Baú foi a “Elektra” 4°V na Ana Chata, que nos tomou 7 investidas para ser concluída. A proteção original foi feita com spits de ¼” com chapeletas da cantoneira e alguns grampos “pé de galinha”, que eram laçados com fitas, pois não tinham olhal. Ainda estão na via, em lances fáceis e quase que para efeito ilustrativo da história, um exemplar de cada uma dessas proteções. Na enfiada que chega ao “Platô dos Gaviões” ainda há um piton feito por nós e instalado na conquista, protegendo a travessia antes da primeira chapeleta.

Usávamos kichutes e as cadeirinhas fomos nós mesmos que confeccionamos! Tínhamos uma corda de 45m, nuts e um jogo de hexentrics. Posso garantir que foi bem adrenante sair no desconhecido sem sequer um cliff hanger para parar de mãos soltas e bater um grampo. O lance era buscar por um platô ou positivo para bater a proteção quando a última ficava longe. As brocas eram horríveis, quebravam, engripavam no furo, e por mais de uma vez, a investida não avançou mais de 3 grampos no dia e voltávamos com as mãos cheias de bolhas.

Pé de Galinha

Pé de Galinha

Como as empreitadas levavam um dia inteiro e era comum voltarmos ao entardecer, levávamos marmita para garantir a barriga cheia. Numa das vezes, um dos cachorros do Sr. Chico Bento nos acompanhou, certamente para filar um rango, e subiu até onde hoje é o platô a direita da primeira parada, e onde paramos algumas vezes para almoçar da gente. Sem querer eu joguei um osso para o cachorro próximo da borda do platô, e o malucão foi tão ávido no osso que perdeu o equilíbrio e caiu uns 30m parede abaixo. Por sorte o cão sobreviveu, mas nunca mais nos acompanhou.

A linha de Elektra, na Ana Chata.

A linha de Elektra, na Ana Chata.

 

O croqui.

O croqui.

 

Duas regrampeações depois, a linha está equipada com grampos de 3/8”, paradas duplas e equipadas para rapel, os escaladores possuem friends… mas ainda Elektra tem lances bem desafiadores para quem não está acostumado a escalar nesse ambiente de aventura.

Assim como outras vias que abrimos na época, o nome “Elektra” foi inspirado em uma HQ com o mesmo nome. Elektra na história é uma ninja assassina, mas na vida real, quem foi o verdadeiro ninja foi o cachorro, que sobreviveu à queda do platô. Pessoal, recomendadíssimas: a via e a HQ.

Elektra, de Frank Miller e Bill Sienkiewicz

Elektra, a musa inspiradora, de Frank Miller e Bill Sienkiewicz

 

> Para comprar o Manual de Escaladas da Pedra do Baú

Eliseu Frechou

Eliseu Frechou

Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.


Tags assigned to this article:
Ana Chata

Related Articles

Escalando Elektra na “simpática” Ana Chata

Semana passada fiz mais uma das muitas viagens no tempo que são as repetições de algumas das vias da Pedra

Distraídos Venceremos em 2 dias

Em 1992, já morava em São Bento do Sapucaí há 3 anos e a parede da face norte da Pedra

Falésia do Machadão / Rubinho

O point de bouldering conhecido hoje como Rubinho em Paraisópolis, já se chamou Falésias do Machadão quando em 2005 aconteceu

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment