Profissão Montanhista EP 1
No 15 de novembro a websérie “Profissão Montanhista” estreiou no meu canal do Youtube. Foram necessários 14 meses de captação e outros 6 de finalização para que os 13 episódios conseguissem ser disponibilizados quinzenalmente, de forma gratuita para quem quiser entender mais sobre o montanhismo brasileiro, alguns dos seus personagens e como ele se expande e evolui.
Nas minhas andanças pelo Brasil, EUA e Argentina, encontrei escaladores esportivos, boulderistas, tradicionais, paredonistas. Conversei com conquistadores, autores de guias, organizadores de eventos, proprietários de ginásios e de terras onde a escalada é praticada.
Há muito tempo que eu não produzia filmes. Desde “Harmatan” de 2013, andava desanimado com a falta de espaço no mercado de televisão e streaming que bancassem produções independentes de qualidade. Mas havia uma história na minha cabeça e eu queria conta-la. Roteiro? Não existia. A vida não tem roteiro, não é mesmo? Sei lá como será a próxima semana. A direção seria o fluxo da vida, que aconteceu desde então com uma câmera em punho.
Acordei várias manhãs achando que não iria conseguir documentar e editar um projeto de 1 ano. Tive medo da @anafujita jogar minhas câmeras num buraco. Pedi ajuda num crowdfunding no qual nossa comunidade patrocinou a finalização de 9 episódios e finalmente consegui o apoio de empresas para concluir o projeto.
É um misto de alívio e alegria que eu sinto agora. Felicidade por ter o respaldo da minha comunidade e do empresariado que impulsiona a atividade a crescer e produzir docs que motivam e eternizam momentos do nosso esporte.
A próxima etapa desse projeto é conseguir fazê-lo sair da nossa bolha. Então, conto com vocês para que o compartilhem para quem não é ou já foi montanhista. É assim que iremos atiçar a chama de curiosidade nas pessoas e trazê-las para compartilharmos da nossa paixão pelas montanhas.
Serão 13 episódios disponibilizados nos dias 01 e 15 de cada mês. Espero que curtam, comentem e compartilhem.
Boas escaladas!
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Expedição Lotus Flower Tower – o topo e a volta
Após o platô do Bivaque, como é conhecido este que é único platô realmente decente de toda a via, a
Marketing esportivo, o montanhismo e a escalada
Já foi o tempo, não muito distante em que eu escutava frases como “a matéria é legal, mas é muito
DÁ O BETA – nova série de vídeos com dicas de escalada e montanhismo
BETA para quem é escalador (a) ou montanhista, tem o significado de informação ou dica. Certamente você já ouviu o