Escalada Brasil – a primeira série de filmes de escalada nacional

Em 2001 Wiland Pinsdorf e eu produzimos o primeiro filme da série Lobomia, o Escalada Brasil no mais puro estilo road trip, com alguns dos maiores escaladores do Brasil naquela data.

Capa do Lobotomia 1 - Escalada Brasil.

Capa do Lobotomia 1 – Escalada Brasil.

Em 99 Wiland produzira para o canal SporTV o primeiro filme de escalada nacional a ser erxibido em uma TV, mas a vontade de mostrar mais do que acontecia no Brasil ainda era um sonho. Com as constantes viagens a trabalho ou para realizar palestras pelo Brasil, eu resolvi sacrificar parte do tempo que dispunha para escalar e comecei a captar imagens com uma câmera MiniDV e o Wiland logo topou editar o material na produtora que tinha em sociedade com o Rinaldo Lima chamada de Vossos Olhos, que depois mudou de nome para V Filmes, que hoje é a Canvas24P

A estréia do filme foi num bar bem badalado na época, e o sucesso de vendas foi apenas um dos muitos aspactos positivos da empreitada que continuou com o Lobotomia 2 – Baú e Região de 2002 e o Lobotomia 3 – Porcos Voadores de 2003.

A ideia era de mostrar as diversas faces do montanhismo e da escalada no Brasil, em diversas partes do país. E assim, rodei mais de uma dezena de lugares, com a pequena câmera de 1 CCD e captei mais de 20 horas de material bruto, que o Wiland editou posteriormente.

A pequena câmera MiniDV com apenas 1 CCD. Câmeras melhores de 3 CCD eu só consegui botar a mão depois de 2008.

A pequena câmera MiniDV com apenas 1 CCD. Câmeras melhores de 3 CCD eu só consegui botar a mão depois de 2008.

Desse fabuloso registro histórico participaram André Berezoski, Alê Silva, Flavio Canteli, Sergio Tartari, Marius Bagnati, Helmut Becker, Ralf Cortes, Luis Clement, Janine e Paloma Cardoso, Paulo Gil, Mauricio Clauzet, José Luiz Hartmann e muitos outros mitos do esporte fazem parte deste filme.

Eliseu Frechou

Eliseu Frechou

Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.



Related Articles

Profissão Montanhista EP 1

No 15 de novembro a websérie “Profissão Montanhista” estreiou no meu canal do Youtube. Foram necessários 14 meses de captação

Escaladas em Guaratiba – RJ

Visita ao setor mais representativo da escalada com proteção natural da cidade do Rio de Janeiro, com os amigos Marcus

Novas aventuras em Itatim

Dezembro de 2020, pela terceira vez neste ano, fui à Itatim na Bahia para passar uns dias de esbórnia, escalando

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment