Escalada do Pico Maior de Salinas

A região de Salinas, em Nova Friburgo – RJ, tem algumas das maiores vias de escalada do Brasil. Pico Maior, Capacete e Pico Menor, são destinos que qualquer escalador de grandes paredes, um dia vai querer subir.
A rota mais famosa da região é a Leste do Pico Maior. Não é uma via de grande dificuldade técnica, mas é uma via loooooonga, de 700m de extensão divididos em 17 enfiadas, que junto com a caminhada de aproximação, confere à ela um grande destaque no rol das escaladas de paredes do Brasil. Há anos que eu queria fazer esta rota, e foi realmente muito especial tê-la feito na companhia dos amigos Sérgio Tartari e Michel Abdelnur.
Como o percurso é realmente grande, mesmo para quem está acostumado à grandes caminhadas, a sugestão para quem vai fazer a Leste é sair cedo, antes do nascer do sol, pois como o rapel também é demorado (são oito ao total, por outra via) é comum que as cordadas que não conhecem a rota, descerem no escuro, ou até pernoitarem na montanha, o que pode ser uma experiência desagradável sem os equipamentos de bivaque.
Para quem estiver afins de escalar na região, entre em contato com o Sérgio pelo e-mail sergio_tartari@yahoo.com.br
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina II
Depois de três viagens à Chapada Diamantina, sair de lá sem conhecer a segunda maior queda d’água do Brasil seria,
Escaladas em Guaratiba – RJ
Visita ao setor mais representativo da escalada com proteção natural da cidade do Rio de Janeiro, com os amigos Marcus
Harmatan recebe prêmio de Melhor Direção
Harmatan, última produção de Eliseu Frechou ganha o prêmio de “Melhor Direção” na 12ª. Mostra Internacional de Filmes de Montanha,