Relato de Acidente – Pedra da Divisa

Relato de Acidente – Pedra da Divisa

Nota de esclarecimento dos Escaladores Voluntários de São Bento do Sapucaí

Por volta das 17h00 da terça-feira, 02/11/2021, 4 escaladores finalizavam um dia de conquista de uma nova via no setor Corujas da Pedra da Divisa, São Bento do Sapucaí – SP.

É comum em novas vias haver blocos de pedra soltos e instáveis. Por isso, um trabalho de “limpeza” para impedir acidentes é sempre realizado antes de se liberar para que outros escaladores repitam essa nova rota. Desta vez, infelizmente, não houve tempo para isso. Um bloco que tinha sido notado como instável se soltou sem qualquer ação direta dos escaladores ou aviso prévio, atingindo fatalmente um deles que descansava na base da via.

Em relato aos órgãos oficias os escaladores envolvidos na conquista disseram que “na hora que o bloco se desprendeu não tinha mais ninguém na via, já havíamos finalizado. Por isso, estávamos mais tranquilos na base achando que supostamente estaríamos seguros”. Também não tentaram anteriormente retirar o bloco, pois na outra face abaixo havia outros escaladores e risco de machucar alguém. Os outros três rapidamente aproximaram-se da vítima e constataram a morte evidente de Cecília, 22 anos. Imediatamente fizeram o primeiro contato com o Corpo de Bombeiros solicitando resgate e também estenderam o contato ao grupo de Escaladores Voluntários – que vem há anos atuando ao lado dos órgãos oficiais – para, junto com os Bombeiros, prestar ajuda no ocorrido.

Por volta de 18h00 reuniram-se as equipes da Polícia Militar de São Bento do Sapucaí e cinco integrantes do grupo voluntário. A pedido da PM – que não possuía equipamentos para chegar ao local – o grupo de escaladores deslocou-se ao acidente confirmando a fatalidade do ocorrido. Com a falta de visibilidade e uma fina garoa que tornava tudo mais perigoso, o grupo retornou ao estacionamento com as informações preliminares. Reuniram-se então equipes do Corpo de Bombeiros (Destacamento de Campos do Jordão), Polícia Militar e Polícia Civil de São Bento do Sapucaí e o grupo Voluntário de Escaladores para a organização das informações. Por segurança ficou definido que a vítima seria retirada no dia seguinte.

Na manhã de quarta-feira, 03/11/2021, auxiliados pelo grupo de Escaladores Voluntários – que montaram “linhas de vida” e duplicaram as ancoragens fixas com novas chapeletas – os Bombeiros acessaram a vítima e colocaram-na numa maca Sked que foi então baixada da parede até a trilha (foram duas manobras de liberação vertical e três manobras de liberação horizontal).

Uma vez na trilha outros voluntários ajudaram a carregar a maca até os veículos oficiais. Depois de 4 horas de operação Cecília estava entregue para ser levada ao IML e apresentada à família. Estiveram no local também membros da Defesa Civil e IG (Instituto Geológico) para tomar informações das condições da área.

Uma fatalidade terrível e um alerta à toda comunidade escaladora dos riscos que o esporte trás e da importância de estar sempre atento e cuidando exaustivamente da nossa segurança.

Nossos pêsames à família e amigos da Cecília, descanse em paz amiga da montanha.

Relato de Acidente – Pedra da Divisa

Relato de Acidente – Pedra da Divisa

 

AGENDAMENTO PEDRA DA DIVISA SP – cancelado momentaneamente. Reservas somente após dia 14/novembro
Reabertura da Pedra da Divisa – face SP – Eliseu Frechou


Related Articles

Via Ferrata no Itabira, ES ?

Half Dome (Yosemite, EUA), Grande Civetta (Dolomitas, IT), Pedra do Baú (Serra da Mantiqueira, SP) tem em comum impressionantes vias

Pedra da Divisa – Respeite ou será banido.

O segundo principal point de escalada de São Bento do Sapucaí, logo após a Pedra do Baú, e que provavelmente

Identificação, dogmas e haters

Ana Chata, Conjunto Pedra do Baú, meio dos anos 2000. Leonardo e seu amigo chegam na base da montanha e

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment