Mosquetões e seus tipos de gatilho

Mosquetões e seus tipos de gatilho

Existem vários tipos de gatilhos de mosquetões de escalada e cada qual tem suas variações dependendo da marca, o que causa uma grande confusão em quem vai adquirir uma ou mais peças deste equipamento.

Vou descrever nesse artigo os principais modelos e tentar sintetizar de maneira mais breve possível, os prós e contras de cada modelo.

Mosquetões são um investimento caro. Escolha certo e entenda a aplicação dos diferentes tipos de gatilho.

Mosquetões são um investimento caro. Escolha certo e entenda a aplicação dos diferentes tipos de gatilho.

 

Gatilho maciço com pino – Mosquetão robusto e em geral com melhor preço. O gatilho em barra maciça é barato e fácil de montar, por essa razão é o mais barato de todos. PROS: peça para uso pesado, difícil de emperrar ou amassar. CONTRAS: Pesado, o gatilho pode vibrar e abrir durante uma queda, liberando a corda. Se tracionado em espiral, quebra mais facilmente que os de fio. Pode juntar sujeira no encaixe do gatilho ao corpo, impedindo o fechamento completo do mosquetão, o que ocasiona uma perda muito significativa de resistência. O dente do corpo enrosca nas chapeletas quando desequipando uma via e a corda está tensionada. INDICAÇÃO: uso geral.

Gatilho com pino. Barato, robusto, mas pesado. Uso na montagem de paradas e e ancoragens apenas.

Gatilho com pino. Barato e robusto, mas pesado. Uso na montagem de paradas e e ancoragens apenas.

 

Gatilho de fio – o meu preferido. Leve e excelente para costuras. PROS: devido ao baixo peso (massa) do arame de aço, o mosquetão quase não vibra durante uma queda, dificultando a abertura e ocasional escape da corda. Muito leve e esse tracionado em espiral, o fio de aço deforma, mas não quebra. CONTRAS: se o arame amassar, exige perícia para desentorta-lo e fazer com que funcione corretamente novamente. O dente do corpo enrosca nas chapeletas quando desequipando uma via e a corda está tensionada. INDICAÇÃO: costuras.
https://www.decathlon.com.br/costura-expressa-de-escalada-e-alpinismo-11-c2-a0cm-2147094289/p

Gatilho de fio de aço. Levíssimos, resistente e a melhor escolha para costuras.

Gatilho de fio de aço. Levíssimos, resistentes e a melhor escolha para costuras.

Gatilho de fio de aço. Levíssimos, resistentes e a melhor escolha para costuras, mas o dente do corpo enrosca nas chapeletas se a costura estiver tensionada, dificultando a retirada.

Gatilho de fio de aço. O dente do corpo enrosca nas chapeletas se a costura estiver tensionada, dificultando a retirada.

 

Gatilho fechadura – preferido dos escaladores esportivos. PROS: ao ser retirado sob tensão de uma chapeleta, não prende na chapeleta, pois não tem dente. CONTRAS: pode facilmente acumular sujeira ou gelo (neste caso difícil de ser retirado) no encaixe do gatilho ao corpo, impedindo o fechamento completo do mosquetão, o que ocasiona uma perda muito significativa de resistência, então preste atenção se o gatilho está limpo. Pesado, o gatilho pode vibrar e abrir durante uma queda, liberando a corda (muito raro de acontecer, mas é um ponto a ser levado em conta). Se tracionado em espiral, quebra mais facilmente que os de fio. INDICAÇÃO: uso geral e muito melhor do que os de pino.
https://www.decathlon.com.br/costura-expressa-de-escalada-spider-11cm-2147110331/p 

Fechadura ou Keyhole - não enrosca nas chapeletas, mas preste atenção para não juntar sujeira no buraco

Fechadura ou Keyhole – não enrosca nas chapeletas, mas preste atenção para não juntar sujeira no buraco.

Fechadura ou Keyhole - não enrosca nas chapeletas, mas preste atenção para não juntar sujeira no buraco.

Fechadura ou Keyhole – não enrosca nas chapeletas, mas preste atenção para não juntar sujeira no buraco.

 

Gatilho fechadura oca – evolução do modelo fechadura, pois não acumula sujeira no buraco do corpo, possibilitando que qualquer sujeira saia e não atrapalhe o fechamento do gatilho. O gatilho maciço é pesado pode vibrar e abrir durante uma queda, liberando a corda. É uma situação muito difícil de acontecer e em 38 anos de escalada vi descliparapenas duas vezes, mas o escalador havia em ambas as vezes, direcionou o gatilho na posição errada (sempre direcione a abertura do mosquetão no sentido contrário ao da queda). Se tracionado em espiral, quebra mais facilmente que os de fio. INDICAÇÃO: o melhor para uso geral.
https://www.decathlon.com.br/costura-expressa-de-escalada-e-alpinismo-spider-25cm-2147101675/p

Gatilho fechadura oca. Difícil de acumular sujeira no burado, é bem resistente e de fácil retirada no desequipamento de vias.

Gatilho fechadura oca. Difícil de acumular sujeira no burado, é bem resistente, robusto para uso intensivo e de fácil retirada no desequipamento de vias.

 

Gatilho que vibra? faça o teste e veja o clique que os mosquetões de gatilho maciço fazem ao abrir – e os de fio não. Nada preocupante, se você costura no sentido contrário ao de uma possível queda.

 

Gatilho Reto ou Curvo – ambos possuem a mesma resistência e nos modelos onde há as duas opções de gatilho, a mola tem a mesma força. O gatilho curso é apenas uma indicação para que num conjunto de costura, você sempre o use para passar a corda, pois se você não tem um mosquetão para usar sempre na corda e outro nas proteções, em algum momento, um mosquetão que tem uma farpa causada por uma chapeleta afiada, vai desfiar ou puxar um fio da sua corda. Se a sua costura tem mosquetões de fio dos dois lados, eleja uma cor para usar sempre na proteção e a outra na corda.

O gatilho curvo é apenas para distinguir o mosquetão que será usado na corda. Se sua costura for de mosquetões de fio, eleja a cor que sempre será usada na corda e a que será usada para clipar na chapeleta ou proteção.

O gatilho curvo é apenas para distinguir o mosquetão que será usado na corda.
Se sua costura for de mosquetões de fio, eleja a cor que sempre será usada na corda e a que será usada para clipar na chapeleta ou proteção.

 

Se sua costura for de mosquetões de fio, eleja a cor que sempre será usada na corda e a que será usada para clipar na chapeleta ou proteção.

Se sua costura for de mosquetões de fio, eleja a cor que sempre será usada na corda e a que será usada para clipar na chapeleta ou proteção.

 


Tags assigned to this article:
Decathlon

Related Articles

Proteja seus olhos dos raios UV

Quando estive no Mali em 2006, fiquei assustado com a quantidade de pessoas que possuem catarata nos olhos. Lá, no

Cozinhando sem fogo

Ana ensina como fazer arroz sem fogo, deixando a panela com água o suficiente para o cozimento dentro do carro,

Freios “automáticos” para escalada e montanhismo – atualizado

OS AUTOMÁTICOS Os freios semi-automáticos foram um grande avanço em prol da segurança na escalada esportiva, possibilitando uma maior tranqüilidade

2 comments

Write a comment
  1. Moe
    Moe 3 junho, 2022, 13:23

    Gostei muito da matéria, sei de deve ter outra falando só sobre os mosquetões e suas variações, mas não encontrei no site nenhum mecanismo de busca… deve ter mas sou meio lerdo….

    Reply this comment

Write a Comment