Equipamento básico de escalada em rocha

Equipamento básico de escalada em rocha

Muitos iniciantes tem dúvidas sobre a quantidade de cada equipamento que deve comprar para começar a escalar em falésias ou paredes.

Separei uma lista para quem curte mais escaladas esportivas e uma outra para quem prefere vias tradicionais e clássicas longas. São uma sugestão. Com certeza haverá alguma regionalidade a ser acrescentada ou substituída, uma vez que estas listas foram feitas pensando na região onde moro e nas vias com proteção fixa 100% em chapeletas.

Não irei citar equipamentos para rotas que envolvam equipamento móvel, pois esta especificidade é encontrada no croqui da via, e cada tipo e quantidade de peças, deve ser listado nele.

EQUIPAMENTO INDIVIDUAL PARA ROTAS ESPORTIVAS

Rotas esportivas de até 30 metros exigem poucos equipamentos.

Rotas esportivas de até 30 metros exigem poucos equipamentos.

PARA ROTAS ESPORTIVAS, você vai primar pela leveza, não irá ficar muito tempo pendurado, então pode escolher uma cadeirinha mais leve, e um capacete mais simples (essencial fazer segurança com ele, pois agarras podem cair a qualquer momento). Sua sapatilha deve ser mais técnica e o conforto é secundário. Saco de magnésio fica a gosto da pessoa, eu só uso um saco grande se vou escalar fendas, caso contrário e eu não precise usar magnésio nas costas da mão, uso um de tamanho médio em qualquer situação.

Equipamento para vias em esportivas de uma enfiada.

Equipamento para vias esportivas de uma enfiada.

Eliseu Frechou

EQUIPAMENTO INDIVIDUAL ESPORTIVO – 1. saco de magnésio, 2. solteira 3. mosquetão de trava 4. agasalho 5. kit de primeiros socorros 6. lanterna 7. canivete 8. mochila 20-25 litros 9. capacete 10. freio com mosquetão de trava automático 11. cordelete 12. garrafa 13. sapatilha. 14. cadeirinha leve.

EQUIPAMENTO INDIVIDUAL PARA ROTAS TRADICIONAIS

Rotas tradicionais são as que tem várias enfiadas e necessitam de montagem de bases entre as enfiadas. São vias mais longas com várias horas de duração.

Rotas tradicionais são as que tem várias enfiadas e necessitam de montagem de bases entre as enfiadas. São vias mais longas com várias horas de duração.

PARA ROTAS TRADICIONAIS, você vai precisar atentar ao conforto da cadeirinha e da sapatilha. Seu capacete deve ser mais leve também, e a mochila em torno de 25-30 litros, pois você provavelmente terá de escalar com ela nas costas.

Equipamento para vias em parede, com várias enfiadas

Equipamento para vias em parede, com várias enfiadas

Equipamento para vias em parede -

EQUIPAMENTO INDIVIDUAL PAREDE – 1. saco de magnésio 2. agasalho 3. kit de primeiros socorros 4. lanterna 5. canivete 6. mochila 25-30 litros 7. capacete 8. freio com mosquetão de trava automática 9. cordelete 10. garrafa 11. sapatilha 12. cadeirinha confortável com 4 racks 13. solteira 14. mosquetão de trava para solteira.

EQUIPAMENTO COLETIVO

A lista abaixo é dimensionada para 90% das vias com proteção fixa no Brasil. Se alguma via exigir mais do que 12 costuras, ou 2 cordas para rapel, estas exigências deverão ser informadas no croqui da via. O mesmo vale para cordas acima de 60 metros, que são o tamanho padrão atualmente no Brasil. Equipamentos de abandono em rapéis (malhas rápidas, cordetes…), também não fazem parte desta lista, portanto preste atenção se a via em que você vai rapelar é equipada com chapeletas de rapel ou argolas nos pontos de parada.

Para vias esportivas, você poderá retirar desta lista metade das fitas e dos mosquetões simples e de trava. Mantenha as costuras e a corda.

Eliseu Frechou

Equipamento coletivo para vias esportivas e tradicionais.

Eliseu Frechou

EQUIPAMENTO COLETIVO: 1. costuras médias/longas variadas (entre 20 e 60cm) 2. costuras curtas 3. mosquetões de trava 4. mosquetões simples 5. fitas longas (120cm) 6. fitas curtas (60cm) 7. mosquetões pera com trava para base 8. corda dinâmica 60m (entre 9,5 a 10mm).

EQUIPAMENTO EXTRA PARA FALÉSIAS

A lista a seguir não é uma necessidade, é apenas sugestão para que suas sessões sejam mais agradáveis.

Luxo na falésia.

Luxo na falésia.

Eliseu Frechou

1. corda de 70m entre 8,9 e 9,5mm 2. tapete de corda 3. garrafa térmica 4. mochila de corda 5. clip stick 6. escova para agarras

 


Tags assigned to this article:
Equipamentosescalada tradicional

Related Articles

Equipamentos para montanha e escalada – abril 2018

O que estou usando pelas montanhas e trilhas. Segunda pele X-Thermo da SOLO – Uma verdadeira roupa-equipamento, já me salvou

A lei de Gerson e o Montanhismo

Os últimos meses foram bem ricos para quem curte assistir de camarote a propagação de idéias erradas e consegue ter

Equipamentos para montanha e escalada – março 2018

Retomando a série de testes de equipamentos para montanhismo e escalada, volto a cada mês, escrevendo minha opinião sobre o

2 comments

Write a comment
  1. Lea Moraes
    Lea Moraes 1 abril, 2020, 18:58

    Muito legal o artigo, Eliseu!! gostaria de sugerir um onde fosse possível compartilhar conosco como devemos cuidar dos equipamentos em tempos de quarentena, uma vez q não estão em uso…

    Reply this comment

Write a Comment