Friend não é Camalot
Por conta dos alunos que recebo para cursos avançados na Montanhismus, a pergunta mais freqüente que ouço em relação aos dispositivos de segurança mecânicos é: “Friend é igual a camalot?”. Pois bem pessoal: Não é. Friend é Friend, e Camalot é Camalot.
Apesar dos dois estarem na categoria de SLCD (Spring loaded camming device) que traduzindo fica algo como dispositivo de castanha retrátil, por conta de seu eixo duplo, o Camalot é muito mais abrangente na sua área de cobertura do que um Friend (ou similar, já que friend é uma marca registrada da Wild Country).
O desenho em forma de curva logarítmica dos dispositivos de castanhas é bem similar nos diversos modelos que atualmente são vendidos, mas os dois eixos do Camalot realmente fazem diferença. Na verdade, se pegarmos números em sequência, veremos que dois Camalots atingem a mesma área de atuação que três Friends. Isso é vantagem? Nem sempre.
Quando me perguntam qual das peças comprar, minha resposta é: compre friends primeiro, e depois um jogo de Camalots. Os Friends são mais leves e custam mais barato, e agüentam a mesma carga de ruptura que os Camalots. Já os Camalots, estes são um pouco mais caros e pesados do que os Friends, mas por terem uma amplitude de expansão maior, são uma peça mais fácil de você acertar na fenda quando está no veneno, quase caindo.
Resumindo, em minha opinião, Camalots são excelentes para um segundo jogo de SLCD.
Related Articles
Freios “automáticos” para escalada e montanhismo – atualizado
OS AUTOMÁTICOS Os freios semi-automáticos foram um grande avanço em prol da segurança na escalada esportiva, possibilitando uma maior tranqüilidade
DÁ O BETA – nova série de vídeos com dicas de escalada e montanhismo
BETA para quem é escalador (a) ou montanhista, tem o significado de informação ou dica. Certamente você já ouviu o
Proteja seus olhos dos raios UV
Quando estive no Mali em 2006, fiquei assustado com a quantidade de pessoas que possuem catarata nos olhos. Lá, no





