Equipamentos para Montanha e Trilha – outubro 2025
Na recente viagem aos Alpes de Chamonix na França, Ana e eu pudemos usar de verdade, alguns equipamentos que eu agora analiso os pontos fortes:
Mochila Vertrail 16l Deuter – Excelente construção em tecido totalmente a prova d’água e ideal para lugares de muita umidade, gelo e neve, onde você pode colocar diretamente no chão, sem se preocupar em molhar o que tem dentro. Para nós, que carregamos equipamentos fotográficos, foi um grande alívio saber que mesmo com chuva, tudo estaria bem protegido. Apesar do tamanho de apenas 16l, as vantagens para escalar são óbvias, pois o pouco volume não atrapalha a movimentação dos braços. Este modelo já vem com rede porta capacete para levá-lo externamente, o que economiza espaço interno. As alças vem com diversos compartimentos para celular, óculos e bastão, além de ajuste em elásticos, o que “gruda” a mochila no seu corpo.
https://deuter.com.br/products/mochila-vertrail-16

Jaqueta High Insulate Solo – Ideal para lugares realmente frios. Excelente poder de aquecimento com enchimentoThinsulate Featherless de 3ª geração, que por ser sintético, mantém o corpo aquecido mesmo em condições úmidas, preservando a estabilidade térmica em uso prolongado. O tecido externo não é impermeável, mas repele a água o suficiente para segurar uma chuva fina durante um bom tempo. Tem capuz e bolsos.
https://loja.solo.ind.br/jaqueta-high-insulate-ts-masculina-azul-marinho-23408-096/p

Luvas de Escalada e Alpinismo Simond – Essas luvas de couro são excelentes para uso geral. Uso em casa para trabalhos no jardim, e em parede tanto para proteger de espinhos em lugares como Pedra Riscada, onde durante o rapel as cordas caem em gravatás e cactos, como no gelo em dias menos frios, mas que a proteção contra cortes no gelo afiado se faz necessária. Equipamento muito versátil com excelente custo-benefício.
https://www.decathlon.com.br/luvas-de-escalada-e-alpinismo-big-wall-bege-8249782-simond/p

Tênis Masculino de Trilha Mh500 Faster Quechua – Tenho usado no dia-a-dia e nas trilhas de aproximação curtas, em terreno menos acidentado, e quando carrego pouco peso. A sola é muito aderente na rocha. Excelente transpirabilidade e peso pena. Recomendo para trilheiros e escaladores que procuram um tênis de aproximação leve.
https://www.decathlon.com.br/tenis-masculino-de-trilha-mh500-faster-preto-8928605-quechua/p

Sapatilha de Escalada Edge Soft Simond – A nova linha de sapatilhas da marca francesa é composta de 7 modelos novos. A Edge é a topo de linha, com todos os requisitos de uma sapatilha para atender a pessoa mais exigente. Formato assimétrico, calcanhar preciso, borracha Vibram XS Grip, velcro e praticamente nenhum ponto vago na planta do pé (logicamente que depende de cada pessoa). Já estou usando há mais de 3 meses e aconselho fortemente passar em uma loja e experimentar este modelo e os outros, que assim como esse, tem um preço incrível pelo que oferecem.
https://www.decathlon.com.br/sapatilha-de-escalada-e-alpinismo-edge-soft-preta-8801502-simond/p

Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Ascensão por cordas com blocantes mecânicos
Todo montanhista tem que obrigatoriamente, carregar dois pedaços de cordelete, para numa emergência poder improvisar um sistema de auto-resgate usando
Equipamentos para montanha e trilha – março 2020
O que estou usando pelas montanhas e trilhas Camiseta ION – SOLO – sou fã dessas camisetas. Leves, frescas, fáceis
Equipamentos para montanha e trilha – janeiro 2020
Capacete Sprint – SIMOND – Com impressionantes 204gr no tamanho G, o capacete Sprint é o capacete mais leve que


