Mosquetões e seus tipos de gatilho

Existem vários tipos de gatilhos de mosquetões de escalada e cada qual tem suas variações dependendo da marca, o que causa uma grande confusão em quem vai adquirir uma ou mais peças deste equipamento.
Vou descrever nesse artigo os principais modelos e tentar sintetizar de maneira mais breve possível, os prós e contras de cada modelo.

Mosquetões são um investimento caro. Escolha certo e entenda a aplicação dos diferentes tipos de gatilho.
Gatilho maciço com pino – Mosquetão robusto e em geral com melhor preço. O gatilho em barra maciça é barato e fácil de montar, por essa razão é o mais barato de todos. PROS: peça para uso pesado, difícil de emperrar ou amassar. CONTRAS: Pesado, o gatilho pode vibrar e abrir durante uma queda, liberando a corda. Se tracionado em espiral, quebra mais facilmente que os de fio. Pode juntar sujeira no encaixe do gatilho ao corpo, impedindo o fechamento completo do mosquetão, o que ocasiona uma perda muito significativa de resistência. O dente do corpo enrosca nas chapeletas quando desequipando uma via e a corda está tensionada. INDICAÇÃO: uso geral.

Gatilho com pino. Barato e robusto, mas pesado. Uso na montagem de paradas e e ancoragens apenas.
Gatilho de fio – o meu preferido. Leve e excelente para costuras. PROS: devido ao baixo peso (massa) do arame de aço, o mosquetão quase não vibra durante uma queda, dificultando a abertura e ocasional escape da corda. Muito leve e esse tracionado em espiral, o fio de aço deforma, mas não quebra. CONTRAS: se o arame amassar, exige perícia para desentorta-lo e fazer com que funcione corretamente novamente. O dente do corpo enrosca nas chapeletas quando desequipando uma via e a corda está tensionada. INDICAÇÃO: costuras.
https://www.decathlon.com.br/costura-expressa-de-escalada-e-alpinismo-11-c2-a0cm-2147094289/p

Gatilho de fio de aço. Levíssimos, resistentes e a melhor escolha para costuras.

Gatilho de fio de aço. O dente do corpo enrosca nas chapeletas se a costura estiver tensionada, dificultando a retirada.
Gatilho fechadura – preferido dos escaladores esportivos. PROS: ao ser retirado sob tensão de uma chapeleta, não prende na chapeleta, pois não tem dente. CONTRAS: pode facilmente acumular sujeira ou gelo (neste caso difícil de ser retirado) no encaixe do gatilho ao corpo, impedindo o fechamento completo do mosquetão, o que ocasiona uma perda muito significativa de resistência, então preste atenção se o gatilho está limpo. Pesado, o gatilho pode vibrar e abrir durante uma queda, liberando a corda (muito raro de acontecer, mas é um ponto a ser levado em conta). Se tracionado em espiral, quebra mais facilmente que os de fio. INDICAÇÃO: uso geral e muito melhor do que os de pino.
https://www.decathlon.com.br/costura-expressa-de-escalada-spider-11cm-2147110331/p

Fechadura ou Keyhole – não enrosca nas chapeletas, mas preste atenção para não juntar sujeira no buraco.

Fechadura ou Keyhole – não enrosca nas chapeletas, mas preste atenção para não juntar sujeira no buraco.
Gatilho fechadura oca – evolução do modelo fechadura, pois não acumula sujeira no buraco do corpo, possibilitando que qualquer sujeira saia e não atrapalhe o fechamento do gatilho. O gatilho maciço é pesado pode vibrar e abrir durante uma queda, liberando a corda. É uma situação muito difícil de acontecer e em 38 anos de escalada vi descliparapenas duas vezes, mas o escalador havia em ambas as vezes, direcionou o gatilho na posição errada (sempre direcione a abertura do mosquetão no sentido contrário ao da queda). Se tracionado em espiral, quebra mais facilmente que os de fio. INDICAÇÃO: o melhor para uso geral.
https://www.decathlon.com.br/costura-expressa-de-escalada-e-alpinismo-spider-25cm-2147101675/p

Gatilho fechadura oca. Difícil de acumular sujeira no burado, é bem resistente, robusto para uso intensivo e de fácil retirada no desequipamento de vias.
Gatilho que vibra? faça o teste e veja o clique que os mosquetões de gatilho maciço fazem ao abrir – e os de fio não. Nada preocupante, se você costura no sentido contrário ao de uma possível queda.
Gatilho Reto ou Curvo – ambos possuem a mesma resistência e nos modelos onde há as duas opções de gatilho, a mola tem a mesma força. O gatilho curso é apenas uma indicação para que num conjunto de costura, você sempre o use para passar a corda, pois se você não tem um mosquetão para usar sempre na corda e outro nas proteções, em algum momento, um mosquetão que tem uma farpa causada por uma chapeleta afiada, vai desfiar ou puxar um fio da sua corda. Se a sua costura tem mosquetões de fio dos dois lados, eleja uma cor para usar sempre na proteção e a outra na corda.

O gatilho curvo é apenas para distinguir o mosquetão que será usado na corda.
Se sua costura for de mosquetões de fio, eleja a cor que sempre será usada na corda e a que será usada para clipar na chapeleta ou proteção.

Se sua costura for de mosquetões de fio, eleja a cor que sempre será usada na corda e a que será usada para clipar na chapeleta ou proteção.
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Escalada Artificial – Entenda a graduação
Sua última proteção está quase 30m abaixo, e sua corda que parecia bem grossa e adequada para escalada em grandes
Instalação de chumbador PBA
Aproveitando a manutenção das bases da via “Surfista Prateado”, que também servem como rapel (com uma corda de 60m) na
Quais substâncias podem danificar minha corda?
Dúvida comum de todo novato da escalada é sobre como cuidar da corda, um equipamento bem caro e que é
Gostei muito da matéria, sei de deve ter outra falando só sobre os mosquetões e suas variações, mas não encontrei no site nenhum mecanismo de busca… deve ter mas sou meio lerdo….
Boa sugestão para um próximo post.