Parque Nacional do Itatiaia realizará seminário sobre regras de escalada
Em setembro de 2013 iniciou-se um Grupo de Trabalho GT com o objetivo de revisar as normas vigentes no PNI para conquista de novas vias de escalada e manutenção. O objetivo do GT é discutir e criar uma base para um seminário de mínimo impacto, que com a participação mais ampla da comunidade de montanhistas e escaladores e atendendo às demandas de gestão da administração do PNI se crie um novo regulamento que seja melhor que o atual para todos atores envolvidos.
Este GT trabalhou desde sua criação com a participação de cerca 20 pessoas. Alguns pontos tiveram rapidamente unanimidade, outros pontos geraram bastante polêmica e assim serão trazidos como opções para que a decisão final venha no seminário com a participação de mais pessoas.
O resultado do trabalho do GT é um documento, que será usado como a base para as discussões no seminário.
A última versão do documento, que será usada no seminário, pode ser baixada em:
O seminário será realizado no PNI no fim de semana de 18 e 19 de outubro no Parque Nacional do Itatiaia. Contamos com a sua presença, por favor leia o documento antes.
Maurício Clauzet “ToNTo” coordenador do GT
——————————————————————————
Leia também, e entenda o que está rolando:
Altos da Mantiqueira, até quando poderemos andar livres pelas serras? – http://www.mountainvoices.com.br/mv114.pdf
Uso de furadeiras em Parques Nacionais – http://www.mountainvoices.com.br/mv127.pdf
Você concorda que o Estado fiscalize o Montanhismo? – http://www.mountainvoices.com.br/mv128.pdf
Inútil paisagem – Para preservacionistas, visitantes são um mal, destroem a natureza e devem ser desestimulados a passear nas áreas dos parques que, por lei, foram designadas para esse fim http://m.oglobo.globo.com/opiniao/inutil-paisagem-13143298
Related Articles
Corujas – uma breve história do setor mais negativo da Pedra da Divisa
2002 Por volta de 2002, Wendel Goulart e eu abrimos a África, primeira via a ser equipada no setor mais
A escalada na Pedra do Baú nos anos 70 – Papo com Ralph Pfister
Neste final de semana, após escalar com o amigo Weslei Costa, tive o prazer de encontrar com Ralph Pfister no
Novo setor de escalada esportiva em Sao Thome das Letras
Neste final de semana, estive em São Thomé das Letras, onde na companhia do Pedro e Thiago Flauzino conheci o



