Lubrifique os mosquetões de escalada

Michel Gonçalves costurando a “Distúrbios do sono”, 8a. Cuscuzeiro, SP
Durante o uso em ambientes naturais, qualquer equipamento de escalada está sujeito a ter poeira, terra, pó de rocha e outras sujidades grudadas. Apesar de parecerem extremamente robustos, já que são feitos de metal, os mosquetões também precisam de revisões, limpeza a manutenção para que continuem funcionando bem. Existe situação mais aterrorizante do que quando um mosquetão da sua costura está com o gatilho engripado e não fecha?
Então como fazer a limpeza e manutenção dos mosquetões de escalada? Antes de mais nada, é importante lembrar que se o gatilho do mosquetão não fecha corretamente, sua carga de ruptura fica seriamente afetada, chegando a cair para apenas 1/3 do que ele agüentaria se estivesse fechado. A melhor solução para evitar esta diminuição de resistência, é mantê-lo sempre bem lubrificado para que durante uma queda, seu mosquetão esteja fechado.
O processo de lubrificação é simples. Se o seu mosquetão não estiver entortado e nenhuma sujeira esteja obstruindo o gatilho, você pode simplesmente lubrificar a mola e os pinos com óleo mineral ou algum outro tipo de lubrificante indicado para correntes de bicicleta. Existem nas lojas de ciclismo, diversas opções de lubrificantes cerâmicos ou a base de teflon (os melhores, pois são secos e não grudam sujeira). Lembre-se de depois limpar o excesso com algum papel absorvente, pois o óleo é prejudicial às cordas e fitas de costura. Se o mosquetão estiver sujo, o melhor é limpá-lo primeiro com água quente, e depois com sabão mesmo, retirando toda a sujeira e eventuais resquícios de óleo. Deixe secar por um dia antes de lubrificar a peça.
artigo revisado em 03/04/20
Related Articles
Equipamentos para Montanha e Trilha – dezembro 2024
O que estou usando pelas montanhas e trilhas. Capacete Edge SIMOND – Gosto de capacetes leves para escalar, pois qualquer peso
Equipamentos para Montanha e Trilha – outubro 2025
Na recente viagem aos Alpes de Chamonix na França, Ana e eu pudemos usar de verdade, alguns equipamentos que eu
Escalada Artificial – Entenda a graduação
Sua última proteção está quase 30m abaixo, e sua corda que parecia bem grossa e adequada para escalada em grandes




