Palestra Grandes Paredes na Adventure Fair

Marcio Bruno e Eliseu no topo do Monte Roraima 2010

Marcio Bruno e Eliseu no topo do Monte Roraima 2010

Nesta sexta-feira a noite, os montanhistas Eliseu Frechou e Marcio Bruno Oliveira palestrarão sobre Big Walls (Grandes Paredes) na Adventure Sports Fair, maior feira de esportes de aventura da América Latina.

Com 30 anos de montanhismo completados em 2013, Eliseu falará sobre os elementos que envolvem a escalada denominada Big Wall, desde a parte logística ao esforço físico e psicológico dos montanhistas. Para essas escaladas, é necessário muito envolvimento e comprometimento, já que em muitas rotas, uma vez na parede, a saída só é possível pelo cume.

A dificuldade da escalada de grandes paredes envolve o grau da rota, mas também o risco que se corre durante a subida. Os equipamentos de Big Wall geram um grande peso já que é raro a via ser totalmente em livre (aquelas onde o montanhista não usa equipamentos para auxiliar na subida, somente corda e proteções), forçando o escalador a usar a técnica da escalada artificial.

Half Dome, Yosemite 1994

Half Dome, Yosemite 1994

Kaga-Tondo 1996

Kaga-Tondo 1996

Marcio Bruno na

Marcio Bruno na

Eliseu e Marcio falarão do seu início nas escaladas de grandes paredes. Eliseu começou em 1992 na Pedra do Baú e depois em, em Yosemite, Parque Nacional na Califórnia considerado a ‘Meca’ da escalada de Big Wall, fez a repetição da via Zenyatta Mondatta A4+, que foi considerada durante anos, um dos Big Walls mais difíceis do mundo.

Pedra Riscada 2011

Pedra Riscada 2011

Marcio Bruno no Monte Roraima 2010

Marcio Bruno no Monte Roraima 2010

A parceria com Marcio Bruno começou em 1996, com a conquista histórica e de repercussão mundial, da rota Solução Suicida, no Kaga Tondo, África, juntamente com Sergio Tartari, quando o trio escalou 550 metros, com temperaturas que chegaram a 53ºC na parede.

De lá pra cá, escalaram rotas como a mítica Terra de Gigantes, o big wall mais dificil do Brasil, voltaram a Yosemite, ao Mali, e foram até a Guiana escalar a maior parede do Monte Roraima. Os dois dividiram a corda com outros grandes paredonistas brasileiros como Sergio Tartari, Edemilson Padilha e Fernando Leal e ainda se mantém motivados para novas escaladas de aventura.

Na palestra recheada de imagens das aventuras, a dupla falará das experiências e dará dicas aos que estiverem presentes na Bienal do Ibirapuera as 20h00 desta sexta-feira.

http://www.adventurefair.com.br/

Eliseu, Edemilson Padilha e Fernando Leal, Élèphant - Mali 2012

Eliseu, Edemilson Padilha e Fernando Leal, Élèphant – Mali 2012