A maior caverna de granito do Brasil esta em Itu

Interior da caverna Riacho Subterraneo

Interior da caverna Riacho Subterraneo

 

A Gruta do Riacho Subterrâneo, de Itu, no interior de São Paulo, já é considerada a maior caverna em granito do país. Até agora, foram mapeados 1.249 m de projeção horizontal e 1.415 m de desenvolvimento linear. Batizada pelos frequentadores do camping em que se localiza, o lugar ganhou este nome por conta de um rio encontrado no interior da gruta.

A área localizada no Camping Casarão é considerada pelo GPME (Grupo Pierre Martin de Espeleologia), a maior do Hemisfério Sul. Posiciona-se também entre as seis maiores em granito do mundo.

Opiliao - aracnideo que vive no interior de cavernas

Opiliao – aracnideo que vive no interior de cavernas

Interior da caverna Riacho Subterraneo

Interior da caverna Riacho Subterraneo

Cavernas em granito são menores e menos frequentes que no calcário. A grande dimensão é o que torna a gigante de Itu tão especial. Anteriormente, o tamanho máximo registrado em cavidades deste tipo, foi 350 metros na Gruta do Quarto Patamar, em Santo André (SP), que agora figura a segunda posição no Brasil.

Após dois anos e meio de mapeamento, os trabalhos na Gruta do Riacho Subterrâneo ainda não terminaram. Para Ericson Cernawsky Igual, sócio fundador do GPME, estima-se, que ela seja maior. “Existe uma estimativa mínima de 1.800 m, mas ainda não terminamos de documentar a região, pode chegar a 2 km