Montanhismo é patrimônio cultural, esportivo e de lazer de São Bento do Sapucaí
O dia 19 de fevereiro de 2026 ficará marcado na história de São Bento do Sapucaí. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 001/2026, de autoria do Ver. Pré Rosa que reconhece oficialmente o montanhismo como atividade de valor cultural, esportivo e de lazer. A sanção da lei representa uma conquista significativa para todos aqueles que lutaram pela valorização dos esportes de montanha no município e pela criação do MONA Pedra do Baú.
Mais do que uma vitória legislativa, este é um reconhecimento da identidade cultural do município, vocação essa iniciada em 1940 pelo irmãos Cortez, que escalaram a Pedra do Baú pela primeira vez. Identidade essa que tem na Pedra do Baú e em suas montanhas, trilhas e escaladas um símbolo de pertencimento e inspiração.
Nossa comunidade de montanhistas é formada por centenas de pessoas que contribuem de forma direta e indireta para o desenvolvimento socioeconômico de São Bento do Sapucaí. Somos empresários, gerentes de hotéis, profissionais liberais e trabalhadores de diversas áreas, que podem ou não estar ligados diretamente a atividade profissional do montanhismo, mas que, com seu esforço e dedicação, ajudam a impulsionar o crescimento do município. Esse mosaico humano reforça que o montanhismo não é apenas um esporte ou lazer: é também um motor de desenvolvimento, integração e prosperidade local.

Entre os principais pontos da legislação, estão:
- Incentivo à prática do montanhismo em todas as suas modalidades.
- Mapeamento e manejo das áreas de interesse para garantir acesso responsável e sustentável.
- Produção e divulgação de conhecimento socioecológico sobre as práticas em montanhas.
- Apoio às instituições e organizações ligadas ao montanhismo.
- Garantia da prática em unidades de conservação, respeitando planos de manejo e normas técnicas.
Essa aprovação é fruto de anos de mobilização da comunidade montanhista, que sempre defendeu o equilíbrio entre o direito de acesso às montanhas e a preservação ambiental. O reconhecimento oficial fortalece São Bento do Sapucaí como referência nacional no montanhismo e abre caminho para novas iniciativas de turismo sustentável, lazer e educação ambiental.
Mais do que uma lei, este é um reconhecimento da identidade cultural do município, que tem na Pedra do Baú e em suas serras um símbolo de pertencimento e inspiração.
Hoje, celebramos não apenas uma vitória legislativa, mas também o esforço coletivo de todos que acreditaram que o montanhismo é parte essencial da vida e da história de São Bento do Sapucaí.
A lei agora segue o rito de aprovação pelo Prefeito Gilberto Donizete de Souza





Related Articles
Rumos da Escalada de Competição foram discutidos em São Bento do Sapucaí
Aconteceu ontem, na cidade de São Bento do Sapucaí, uma reunião com alguns dos grandes nomes da escalada esportiva brasileira
O fim da escalada em São Bento do Sapucaí ?
Não lembro mais quantas vezes já escrevi sobre este assunto, nem quanto outras pessoas com o mínimo de coerência e
Midnight lightning
Ontem a noite, procurando uma imagem nos arquivos, me deparei com outra que para quem conhece a história da escalada


