Akira – área de boulder está fechada
É com tristeza que recebi hoje o comunicado da proprietária dos boulders Akira, situados no bairro do Monjolinho em São Bento do Sapucaí, de que ela irá cercar toda a área e desde já desautoriza a entrada de qualquer pessoa nas suas terras.
A razão do fechamento do lugar em nada tem a ver com o uso esportivo dos boulders, e sim devido ao uso noturno da área por pessoas que usam as rochas para fazer festas, deixando lixo e fazendo barulho altas horas da noite, acordando e assustando alguns moradores do entorno.
Acredito que a médio prazo, a situação possa ser revertida no que diz respeito a prática esportiva, mas como a proprietária está fazendo benfeitorias e inclusive já cercou com arame farpado alguns blocos para proteger nascentes do pisoteio do gado, é conveniente dar um tempo e ver o que acontecerá no lugar, antes de iniciar qualquer conversa ou ação.
No momento, para que inclusive possamos manter a boa relação que os escaladores têm com os proprietários de terras em São Bento e região, é de suma importância que nossa comunidade respeite o fechamento e não force a entrada – e a consequente expulsão – da área.
Eliseu Frechou
Guia de montanha e instrutor de escalada. Iniciou no esporte em 1983 e desde então se dedica ao montanhismo e à escalada tempo integral atuando em diversos segmentos, mas principalmente na organização de expedições, produção de documentários e filmes.
Related Articles
Igatú, Lençóis e Itatim em 7 dias !
A profissão as vezes nos coloca em situações que em sã consciência não iríamos querer fazer nem por muito dinheiro. Semana
Brasil não poderá enviar escaladores para competições oficiais
Silverio Nery, presidente da CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, fala sobre o cancelamento por parte da
Escaladas no Salto Ventoso – RS
Point de escalada em rocha basaltica, situado em Farroupilha na Serra Gaúcha. O lugar possui muitas rotas negativas que não