Escalada do Pico Maior de Salinas

by Eliseu Frechou | 8 de julho de 2015 12:35

A região de Salinas, em Nova Friburgo – RJ, tem algumas das maiores vias de escalada do Brasil. Pico Maior, Capacete e Pico Menor, são destinos que qualquer escalador de grandes paredes, um dia vai querer subir.

O Pico Maior, visto da caminhada de aproximação[1]

O Pico Maior, visto da caminhada de aproximação

A rota mais famosa da região é a  Leste do Pico Maior. Não é uma via de grande dificuldade técnica, mas é uma via loooooonga, de 700m de extensão divididos em 17 enfiadas, que junto com a caminhada de aproximação, confere à ela um grande destaque no rol das escaladas de paredes do Brasil. Há anos que eu queria fazer esta rota, e foi realmente muito especial tê-la feito na companhia dos amigos Sérgio Tartari e Michel Abdelnur.

Como o percurso é realmente grande, mesmo para quem está acostumado à grandes caminhadas, a sugestão para quem vai fazer a Leste é sair cedo, antes do nascer do sol, pois como o rapel também é demorado (são oito ao total, por outra via) é comum que as cordadas que não conhecem a rota, descerem no escuro, ou até pernoitarem na montanha, o que pode ser uma experiência desagradável sem os equipamentos de bivaque.

Para quem estiver afins de escalar na região, entre em contato com o Sérgio pelo e-mail sergio_tartari@yahoo.com.br[2]

Endnotes:
  1. [Image]: https://eliseufrechou.com.br/wp-content/uploads/2015/07/DSC_4564.jpg
  2. sergio_tartari@yahoo.com.br: mailto:sergio_tartari@yahoo.com.br

Source URL: https://eliseufrechou.com.br/picomaiordesalinas/