Lubrifique os mosquetões de escalada

Lubrifique os mosquetões de escalada
Michel Gonçalves costurando a "Distúrbios do sono", 8a. Cuscuzeiro, SP

Michel Gonçalves costurando a “Distúrbios do sono”, 8a. Cuscuzeiro, SP

Durante o uso em ambientes naturais, qualquer equipamento de escalada está sujeito a ter poeira, terra, pó de rocha e outras sujidades grudadas. Apesar de parecerem extremamente robustos, já que são feitos de metal, os mosquetões também precisam de revisões, limpeza a manutenção para que continuem funcionando bem. Existe situação mais aterrorizante do que quando um mosquetão da sua costura está com o gatilho engripado e não fecha?

Então como fazer a limpeza e manutenção dos mosquetões de escalada? Antes de mais nada, é importante lembrar que se o gatilho do mosquetão não fecha corretamente, sua carga de ruptura fica seriamente afetada, chegando a cair para apenas 1/3 do que ele agüentaria se estivesse fechado. A melhor solução para evitar esta diminuição de resistência, é mantê-lo sempre bem lubrificado para que durante uma queda, seu mosquetão esteja fechado.

O processo de lubrificação é simples. Se o seu mosquetão não estiver entortado e nenhuma sujeira esteja obstruindo o gatilho, você pode simplesmente lubrificar a mola e os pinos com óleo mineral ou algum outro tipo de lubrificante indicado para correntes de bicicleta. Existem nas lojas de ciclismo, diversas opções de lubrificantes cerâmicos ou a base de teflon (os melhores, pois são secos e não grudam sujeira). Lembre-se de depois limpar o excesso com algum papel absorvente, pois o óleo é prejudicial às cordas e fitas de costura. Se o mosquetão estiver sujo, o melhor é limpá-lo primeiro com água quente, e depois com sabão mesmo, retirando toda a sujeira e eventuais resquícios de óleo. Deixe secar por um dia antes de lubrificar a peça.

Mosquetão de fio de aço.

Mosquetão de fio de aço.

Mosquetão de trava. Lubrifique a rosca também.

Mosquetão de trava. Lubrifique a rosca também.

 

artigo revisado em 03/04/20


Related Articles

Pao de cacador – uma receita para quem caminha varios dias

Se você tem o hábito de caminhar por vários dias e gosta de pão fresco, aqui vai uma receita escoteira

Equipamentos para montanha e escalada – julho 2018

O que estou usando pelas montanhas, trilhas e escaladas.   Saco de dormir Dream Lite 500 da DEUTER – Ideal

Equipamentos para montanha e escalada – abril 2018

O que estou usando pelas montanhas e trilhas. Segunda pele X-Thermo da SOLO – Uma verdadeira roupa-equipamento, já me salvou

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment