Equipamentos para montanha e trilha – janeiro 2020

Equipamentos para montanha e trilha – janeiro 2020

Capacete Sprint – SIMOND – Com impressionantes 204gr no tamanho G, o capacete Sprint é o capacete mais leve que já coloquei na cabeça. Tanto que troquei uma recente aquisição com o custo 3 vezes maior, por este novo modelo da marca francesa Simond.

O capacete apesar de leve, cumpre todas as certificações CE para capacetes de escalada, pelo irresistível preço de R$ 249,00.

A regulagem é feita por fivelas que correm bem e seguram o ajuste. Possui sistema para acoplamento de headlamp. A ventilação é garantida por vários orifícios na lateral.

O casco é feito em dois materiais: espuma polipropileno expandida EPP com a função de absorção de impactos e uma grande resistência aos choques e uma estrutura rígida em policarbonato que reforça a proteção, principalmente contra pedras pontiagudas que possam cair na cabeça do escalador.

Como todos os capacetes dessa categoria, ao transportar e guardar, tome cuidado para evitar contato com peças metálicas que possam danificar o polipropileno e tirar lascas do seu novo capacete. https://www.decathlon.com.br/capacete-de-escalada-e-alpinismo-sprint/p

Capacete Sprint da SIMOND

Capacete Sprint da SIMOND

 

Colete Insulation II – SOLO – Usei este colete em uma temporada de 20 dias em Chamonix e Dolomitas, com temperaturas abaixo dos -10°C e posso garantir que junto a uma segunda pele X-Power e um corta-vento, você estará muito bem agasalhado mesmo num dia de ventania.

A grande vantagem colete+segunda pele, é a garantia de mobilidade, que você não consegue com um agasalho volumoso.

Tem bolsos com zíperes YKK e fecha muito bem na axila, o que é problema em muitos modelos de colete, que deixam o calor escapar por conta de o corte do braço ser muito grande.

O enchimento é de material composto por fibras renováveis e biopolímero feito com ingredientes à base de plantas. Em relação ao processo de fabricação do nylon, a fabricação da Sorona® consome até 40% menos de energia e libera até 60% a menos de emissão de gases na atmosfera. O meu tamanho pesou 380gr.
https://loja.solo.ind.br/colete-de-isolamento-termico-insulation-ii-masculino-solo-azul-marinho

Colete Insulation II da SOLO

Colete Insulation II da SOLO

 

Mochila Race – DEUTER – Minha mochila de bike e de uso no dia-a-dia da família. Uso para viagens, escaladas curtas e para fazer pequenas compras. Extremamente anatômica, é ideal para quem como eu, odeia carregar sacolinhas, só por que “é pouca coisa”.

Tem bolso de hidratação, dois bolsos com zíperes externos e dois bolsos em tela nas laterais. Tem um loop na alça para prender óculos e ajuste de peitoral. As alças e barrigueira de estabilização são de tela, o que diminui bem o peso e o volume. Possui capa de chuva e aceita porta-capacete (vendido separadamente). http://www.deuter.com.br/mochilas/bike/race

Mochila Race da DEUTER

Mochila Race da DEUTER

 

Martelete Herocco – EINHELL – Este ano iniciei a conquista em solitário de uma nova rota na cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro, usando este martelete a bateria. Aposta alta, já que nunca havia usado o martelete em situações extremas – e eu estaria sozinho para fazer todos os furos manualmente se a ferramenta desse problema ou não aguentasse o tranco. Me surpreendi, pois o martelete além de rápido, consume pouca bateria.

Outra vantagem em relação às outras ferramentas desta classe, é que o sistema anti-vibração realmente funciona e ajuda a diminuir fadiga. O controle de velocidade é eletrônico e ajustável a diferentes tipos de aplicações: perfuração sem impacto, com impacto, rompimento e seleção de posicionamento da talhadeira. Tem ainda uma luz de led para iluminação da área a ser perfurada. A linha de baterias oferece diversas opções de peso e potência. Recomendo a de 3.0Ah pela leveza, ou a de 5.4Ah, que transforma o martelete numa metralhadora que furou 32 furos de parabolt 3/8” com 2 3/4” de comprimento e ainda tinha carga. Motor Brushless, rotação: 0-1200 rpm, força de impacto de 2,2 jaules e peso de 2,2 Kg http://einhell.com.br/site/produtos/martelete-perfurador-rompedor-herocco-bl-solo/

Martelete Herocco da EINHELL.

Martelete Herocco da EINHELL. Bombproof!

 

Muro de escalada – Marcelo Lopes – Muitos amigos me pedem indicações sobre profissionais que projetam e executam muros de escalada domésticos. Nosso muro foi feito há uns 3 anos pelo Marcelo Lopes e está como novo: sem nenhum parafuso ou rebite para apertar ou trocar. O cara é brother de décadas e obviamente que tinha a preferência na hora da cotação, que não precisou de segunda tomada de preços. Além de caprichoso, por ter sido dono e construtor do ginásio Vertical Indoor em Arujá é um engenheiro com experiência comprovada na fabricação de muros de todos os tamanhos.

A estrutura do muro foi feita em ferro, mas pode ser feita de madeira, dependendo do lugar e necessidade do proprietário. Usamos chapas de 25mm e porca agarras de 3/8″.

Perfil do Marcelo no Facebook:
https://www.facebook.com/marcelo.lopes.161 

Muro da Montanhismus, feito por Marcelo Lopes.

Ana no muro da Montanhismus, feito por Marcelo Lopes.

Muro da Montanhismus, feito por Marcelo Lopes.

Leonard Moreira e Rogério Santos numa session.


Tags assigned to this article:
Equipamentos

Related Articles

Equipamentos para montanha e escalada – março 2018

Retomando a série de testes de equipamentos para montanhismo e escalada, volto a cada mês, escrevendo minha opinião sobre o

Friend não é Camalot

Por conta dos alunos que recebo para cursos avançados na Montanhismus, a pergunta mais freqüente que ouço em relação aos

Equipamentos para montanha e escalada – abril 2019

Camiseta Ion SOLO – esta peça é extremamente leve e versátil. Proteção UPF 50+ que bloqueia até 98% os raios

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment